Buscar

5- A aplicação de protocolos estabelecidos para adultos nos exames pediátricos de tomografia computadorizada (TC) resulta em doses elevadas e super...

5- A aplicação de protocolos estabelecidos para adultos nos exames pediátricos de tomografia computadorizada (TC) resulta em doses elevadas e superiores às que seriam necessárias para uma qualidade de imagem adequada para o diagnóstico. A falta de conhecimento das doses aplicadas nos exames, bem como dos valores de referência estabelecidos nas recomendações internacionais para TC pediátrica, tem dificultado a otimização desses procedimentos nos serviços de radiologia do Brasil. De acordo com os fatores relacionados à proteção radiológica pediátrica, é correto afirmar que:
a) A Portaria nº 453 determina que todo equipamento de TC deve estar localizado em ambiente protegido por uma gaiola de Faraday contra radiações externas.
b) As superexposições dos pacientes pediátricos em exames de TC são recomendadas para melhor qualidade de imagem.
c) O princípio ALARA justifica a necessidade de um protocolo de TC adequado para pacientes pediátricos.
d) As crianças possuem o mesmo risco de desenvolvimento de neoplasias relacionadas à radiação, comparado com a população adulta.
e) A redução do número de fases na TC do abdome infantil com contraste não resulta na redução da dose de radiação, do tempo de exame e do custo do procedimento.

Essa pergunta também está no material:

PROVA TC
3 pág.

Radiologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) O princípio ALARA justifica a necessidade de um protocolo de TC adequado para pacientes pediátricos. Este princípio estabelece que as doses de radiação devem ser tão baixas quanto razoavelmente exequíveis, levando em consideração os fatores de proteção radiológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais