Buscar

As ligações parafusadas são comumente empregadas nas estruturas metálicas, sobretudo para a união de duas ou mais barras já no local da construção....

As ligações parafusadas são comumente empregadas nas estruturas metálicas, sobretudo para a união de duas ou mais barras já no local da construção. Um dos principais motivos da elevada empregabilidade é, justamente, a versatilidade das ligações parafusadas. Elas são capazes de trabalhar suficientemente bem tanto à tração quanto ao cisalhamento, sendo possível a utilização de parafusos comuns ou de alta resistência e a realização de aperto normal ou com protensão inicial. Sobre as ligações parafusadas, é correto afirmar.

A) Nos parafusos comuns, somente é possível a aplicação do aperto normal. Da mesma forma, nos parafusos de alta resistência, somente é possível a aplicação do aperto com protensão inicial.
B) No caso da pressão de contato, o colapso pode ocorrer por rasgamento (entre dois furos consecutivos ou entre a borda do furo e a corda livre) ou por esmagamento da parede do furo.
D) No caso das ligações parafusadas submetidas a um esforço de tração, é necessário considerar o efeito de alavanca. Nesta consideração, quando se assume que o momento resistente nominal das chapas seja igual ao momento de plastificação, a força de tração resistente de cálculo dos parafusos pode ser majorada em 33%, uma vez que parte do esforço está sendo absorvida pela chapa.
E) Sabe-se que uma força de tração solicita o parafuso a uma determinada tensão normal, e uma força cisalhante solicita o parafuso a uma determinada tensão de cisalhamento. Como são tensões distintas, o dimensionamento de um parafuso submetido, simultaneamente, a esforços de tração e de cisalhamento pode ser feito sem levar em conta a combinação dos esforços solicitantes.

Essa pergunta também está no material:

AVG_Estruturas Metalicas e de Madeira
25 pág.

Estrutura de Madeira e Alvenaria Estrutural Universidade de Santo AmaroUniversidade de Santo Amaro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) Nos parafusos comuns, somente é possível a aplicação do aperto normal. Da mesma forma, nos parafusos de alta resistência, somente é possível a aplicação do aperto com protensão inicial. B) No caso da pressão de contato, o colapso pode ocorrer por rasgamento (entre dois furos consecutivos ou entre a borda do furo e a corda livre) ou por esmagamento da parede do furo. D) No caso das ligações parafusadas submetidas a um esforço de tração, é necessário considerar o efeito de alavanca. Nesta consideração, quando se assume que o momento resistente nominal das chapas seja igual ao momento de plastificação, a força de tração resistente de cálculo dos parafusos pode ser majorada em 33%, uma vez que parte do esforço está sendo absorvida pela chapa. E) Sabe-se que uma força de tração solicita o parafuso a uma determinada tensão normal, e uma força cisalhante solicita o parafuso a uma determinada tensão de cisalhamento. Como são tensões distintas, o dimensionamento de um parafuso submetido, simultaneamente, a esforços de tração e de cisalhamento pode ser feito sem levar em conta a combinação dos esforços solicitantes. Analisando as alternativas, a correta é a alternativa E. Ela descreve corretamente a relação entre força de tração e força cisalhante em um parafuso submetido a esforços simultâneos de tração e cisalhamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais