Logo Passei Direto
Buscar
A transferência da Corte para o Rio de Janeiro redefiniu não só a relação entre Metrópole e Colônia, mas também as relações internas, ou seja, a hierarquia entre as regiões da América portuguesa. Sobre esta dinâmica podemos afirmar que:

a. A região Centro-Sul do Brasil passou a ser o palco principal das decisões políticas e econômicas.
b. A transferência da Corte para a Colônia não alterou hierarquicamente a importância econômica das regiões Norte e Centro-Sul.
c. A região Sul do Brasil passou a concentrar o maior número de movimentos de contestação à ordem estabelecida.
d. A região Norte do Brasil ganhou econômica e politicamente com a transferência da Corte, reforçando seu poder.
e. A região Centro-Sul perdeu espaço no cenário econômico do Brasil com a transferência da Corte.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o impacto da transferência da Corte para o Rio de Janeiro na hierarquia entre as regiões da América portuguesa: a) A região Centro-Sul do Brasil passou a ser o palco principal das decisões políticas e econômicas. - Correto, pois a transferência da Corte realmente fez do Rio de Janeiro o centro das decisões políticas e econômicas do Brasil. b) A transferência da Corte para a Colônia não alterou hierarquicamente a importância econômica das regiões Norte e Centro-Sul. - Incorreto, pois a transferência alterou a hierarquia, favorecendo a região Centro-Sul. c) A região Sul do Brasil passou a concentrar o maior número de movimentos de contestação à ordem estabelecida. - Incorreto, pois a região Sul não foi o principal foco de contestação nesse período. d) A região Norte do Brasil ganhou econômica e politicamente com a transferência da Corte, reforçando seu poder. - Incorreto, pois a região Norte não foi favorecida pela transferência da Corte. e) A região Centro-Sul perdeu espaço no cenário econômico do Brasil com a transferência da Corte. - Incorreto, pois a região Centro-Sul ganhou destaque. Portanto, a alternativa correta é: a) A região Centro-Sul do Brasil passou a ser o palco principal das decisões políticas e econômicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, a opção correta é: a. A região Centro-Sul do Brasil passou a ser o palco principal das decisões políticas e econômicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de mineração no Brasil não durou muito. O fato é que a extração mineradora entrou em decadência no final do século XVIII, por vários motivos, dentre eles:

a. Ao furto do ouro por parte dos mineradores.
b. Ao grupo de bandeiras que exigiam parte do ouro para suas famílias.
c. A concentração de ouro de aluvião e a utilização de técnicas rudimentares de extração, que não foram eficientes quando foi necessária a busca em maior profundidade nos rios.
d. Havia uma grande distribuição do ouro por parte dos patrões.

O fato é que a criação de gado foi fundamental para a ocupação efetiva de grande parte do sertão nordestino, sendo o gado vendido para outras regiões com um preço baixo por causa das condições de magreza e as baixas qualidades das carnes que chegavam aos pontos de venda.

a. Verdadeiro
b. Falso

As condições naturais levaram muita dificuldade aos povoadores, devido aos períodos de seca e por conta da vegetação da caatinga, com pobre cobertura de plantas hidrófilas e maioria de cactáceas. Segundo Caio Prado Jr, a pecuária logrou êxito do sertão devido:
I. Ao aumento do consumo no litoral, como consequência da economia açucareira.
II. Pela baixa densidade econômica e a baixa produtividade industrial.
III. A facilidade com que se estabeleciam as fazendas.

a. Todas as afirmativas estão erradas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. As alternativas I e II estão corretas.
d. Somente a alternativa II está correta.

A mão de obra africana foi possível devido ao alto fluxo econômico gerado pela produção do açúcar. A inserção de mão de obra escrava aumentaria significativamente os lucros dos colonos, visto que, após a instalação da indústria açucareira, deveriam ser comprados equipamentos e a contratação de mão de obra escrava. Sobre a estimativa de vida do escravo marque a opção correta:

a. Os escravos tinham uma vida relativamente boa, pois não havia cobrança diária do patrão.
b. O período escravocrata no Brasil representa um período em que os negros viveram e trabalharam muito.
c. Os trabalhadores escravos tinham uma jornada de trabalho acirrada, porém tinham boas condições de vida.
d. A expectativa de vida do trabalhador escravo era pequena, pelas más condições de vida, dura jornada de trabalho, dentre outros fatores.

A organização da lavoura açucareira estava centralizada no engenho, da máquina que moía a cana e local onde era preparado o açúcar, composto pela moenda, caldeira, casa de purgar, além da casa grande, senzala e capela. Porém os pequenos agricultores também plantavam a cana, como se dava esse processo?

a. Pelos equipamentos usados, pagavam com o trabalho na lavoura.
b. Tinha que moer no engenho do latifundiário, pagando com parte da produção para a utilização do equipamento.
c. Somente pagavam pelo uso do equipamento em dinheiro.
d. Poderiam fazer uso dos equipamentos sem pagar.

ao regime monárquico ocorreu em Pernambuco em 1824 e propagou-se por outras províncias do norte?

a. Confederação do Equador.
b. Cabanagem.
c. Balaiada.
d. Revolta da Chibata.
e. Revolta dos Malês.

O descontentamento da Igreja Católica com o governo de D. Pedro II foi uma dos pontos que colocaram em questionamento o regime imperial no país. A orientação da Igreja Católica de proibição da entrada de maçons em irmandades religiosas gerou atritos com o governo imperial devido à influência maçônica no governo de D. Pedro II. Esta afirmação é:

a. Falsa.
b. Verdadeira.

Durante o transcorrer da segunda metade do século XIX foram criadas leis que estiveram diretamente ligadas ao processo escravista e o movimento abolicionista. Sobre estas leis é incorreto afirmar que:

a. A Lei Saraiva-Cotegipe também buscou punir todos os sujeitos que estivessem envolvidos diretamente na fuga de cativos.
b. A Lei Eusébio de Queiroz previa também que todos os escravos apreendidos nas embarcações fossem imediatamente mandados de volta para suas terras de origem.
c. A Lei Rio Branco ou Lei do Ventre Livre de 1871 determinava que os filhos de mulheres escravas nascidos no Brasil estavam livres a partir desta data.
d. A Lei Eusébio de Queiroz, aprovada em 1850, determinava o fim do tráfico internacional de escravos para o Brasil.
e. A Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários de 1885 declarava livre todo escravo que tivesse sessenta anos ou mais de idade, com a obrigatoriedade do mesmo trabalhar para seu antigo senhor por mais três anos como forma de indenização.

Mais conteúdos dessa disciplina