Leia o trecho a seguir: "Os serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico, o mais antigo modelo de cuidado ao portador de sofrimento psíquico, surgem na intenção de que este sujeito doente seja visto a partir de um outro paradigma, o da reabilitação psicossocial, entendida como uma ação ampliada, que considera a vida em seus diferentes âmbitos: pessoal, social ou familiar, objetivando, assim, a Reinserção deste sujeito na sociedade." Fonte: BARRETO, M. et al. O cuidado em saúde mental no CAPS no entendimento dos profissionais. Porto Alegre: Ciência e Saúde Coletiva, 2009. p. 160 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prática psicológica com pessoas com deficiência e transtornos, analise as afirmativas a seguir. I. É um dos serviços de cuidado em saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial em que o psicólogo atua. II. Existem diferentes modalidades de CAPS, como o CAPS infantil, CAPS adulto e CAPS álcool e drogas. III. É um serviço de atendimento psicológico gratuito ou a baixo custo que visa democratizar o acesso à psicoterapia. IV. Envolve tratamento psicológico como forma de substituição ao tratamento psiquiátrico com uso de medicamentos. V. Refere-se a um tratamento de transtornos mentais que envolve a ausência de internamentos, diferentemente dos manicômios. Está correto apenas o que se afirma em: I. É um dos serviços de cuidado em saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial em que o psicólogo atua. II. Existem diferentes modalidades de CAPS, como o CAPS infantil, CAPS adulto e CAPS álcool e drogas. III. É um serviço de atendimento psicológico gratuito ou a baixo custo que visa democratizar o acesso à psicoterapia. IV. Envolve tratamento psicológico como forma de substituição ao tratamento psiquiátrico com uso de medicamentos. V. Refere-se a um tratamento de transtornos mentais que envolve a ausência de internamentos, diferentemente dos manicômios. I e V. I, II e III I, II e V. II e V. III e IV
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prática psicológica com pessoas com deficiência e transtornos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Integração e inclusão são dois paradigmas diferentes, que embora se aproximem em alguns momentos, marcam períodos diferentes da história da Pessoa com Deficiência. Porque: II. Enquanto a integração marca o início de como a deficiência passa a ser investigada de maneira científica, a inclusão aponta os avanços e conquistas da pessoa com deficiência no âmbito das leis. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prática psicológica com pessoas com deficiência e transtornos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No período da Grécia Antiga, muito se fazia contra os sujeitos com deficiência. Como ela era entendida como uma anormalidade, ela deveria ser combatida e eliminada. Porque: II. A Grécia era conhecida como um país eugenista, que se baseava nessa crença buscando construir uma raça superior. Por isso, esse período ficou marcado pelo sacrifício de pessoas com deficiência. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prática psicológica com pessoas com deficiência e transtornos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Durante o paradigma do assistencialismo, as pessoas com deficiência eram entendidas como dignas de pena, e sujeitos que não possuíam direitos. Tal pensamento foi influenciado pela Igreja Católica. Porque: II. Esta acreditava que os sujeitos deficientes eram imperfeitos, devido a um castigo divino, o que orientou muitas vezes atitudes como sacrifício, abandono e violência contra pessoas com deficiência. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.