Buscar

Comparativamente, a rede WAN possui uma largura de banda menor do que as redes LAN, que tem como característica o acesso compartilhado.

💡 3 Respostas

User badge image

Heat Cliff

VERDADEIRA. Uma das característica de uma rede WAN é a de que normalmente operam

com taxas de transmissão menores do que a das redes LAN, pois o tráfego

encaminhado para a rede WAN é menor do que o tráfego da rede LAN nos

ambientes corporativos. Isto ocorre pois muitos dos serviços demandados pelos

usuários em uma rede corporativa estão armazenados nos servidores internos,

e o acesso à rede WAN é apenas para a navegação na internet.

Porém, no caso das redes residenciais, como boa parte do tráfego é de

navegação na internet, a conexão com a rede WAN, por ter uma menor

velocidade, acaba se tronando o fator limitante. E sim as redes LAN possui o acesso compartilhado.

1
Dislike0
User badge image

Heat Cliff

Especificando mais.

Isso ocorre por várias razões:

  1. Distância Geográfica: As WANs são projetadas para conectar dispositivos e redes em uma escala geográfica mais ampla, muitas vezes abrangendo cidades, países ou até mesmo continentes. A transmissão de dados em longas distâncias pode resultar em perdas de sinal e degradação da largura de banda.
  2. Infraestrutura: As WANs frequentemente utilizam infraestruturas de telecomunicações, como cabos de fibra óptica, satélites ou linhas alugadas, que podem ser mais caras e mais limitadas em termos de largura de banda em comparação com a infraestrutura de redes locais, que podem ser construídas com cabos de cobre ou Wi-Fi.
  3. Compartilhamento de Recursos: As redes LAN são frequentemente construídas com tecnologias que suportam altas taxas de transferência de dados e oferecem acesso compartilhado a recursos, como impressoras e servidores de arquivos, dentro de um local específico. Isso significa que os dispositivos na LAN podem compartilhar largura de banda local mais ampla, enquanto as WANs podem ter que alocar largura de banda entre várias localizações geograficamente dispersas.
  4. Priorização de Tráfego: Em uma WAN, o tráfego de dados pode ser priorizado de acordo com critérios específicos, como QoS (Quality of Service), para garantir que certos tipos de dados recebam tratamento preferencial. Isso pode levar a uma alocação desigual de largura de banda, com determinados tipos de tráfego recebendo mais largura de banda do que outros.

Em resumo, embora as WANs sejam essenciais para conectar redes em larga escala, elas geralmente têm uma largura de banda menor em comparação com as redes LAN, devido a fatores como distância geográfica, infraestrutura e compartilhamento de recursos.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Essa afirmação está incorreta. Na verdade, as redes WAN (Wide Area Network) geralmente possuem uma largura de banda maior do que as redes LAN (Local Area Network), pois as redes WAN são projetadas para conectar dispositivos em uma área geográfica maior, como cidades ou países, enquanto as redes LAN são projetadas para conectar dispositivos em uma área geográfica menor, como um prédio ou campus universitário. Além disso, o acesso compartilhado também pode ser encontrado em redes WAN, dependendo da sua configuração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais