Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos dos opioides e opiáceos, analise as afirmativas a seguir: I. A morfina foi descoberta pelo alemão Friedrich Sertürner. Dentre as apresentações de morfina disponíveis na terapêutica, podemos citar a forma líquida e em comprimidos. II. A morfina produz um estado denominado de entorpecer e reduz a sensibilidade e o estado de alerta. Também está associada a um estado de euforia e bem-estar, o que justifica uma possível dependência. IV. A palavra morfina é uma homenagem ao deus grego Morfeu. Na mitologia grega, o deus Morfeu é considerado o deus do sono, esta relação aconteceu devido ao fato da morfina produzir sonolência. IV. A morfina pode produzir o aumento da pressão arterial e da frequência respiratória do paciente. Também tem uso terapêutico como antitussígeno de ação central na forma de xarope. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III. I, II e IV. I e II. III e IV. II e III.
Quando o neurotransmissor é liberado na sinapse, irá interagir com um receptor específico, é dessa forma que ocorre o estímulo e a ação do neurotransmissor. Está correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV. II, III e IV. I e IV. I e II. I, II e III.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos dos benzodiazepínicos no organismo, analise as afirmativas a seguir: I. Os benzodiazepínicos são medicamentos denominados de tranquilizantes, devido à sua capacidade de reduzir a atividade do SNC e tratar a ansiedade. II. Os benzodiazepínicos são medicamentos hipnóticos, ou seja, podem induzir o sono e, por esta razão, são usados para tratamento da insônia. III. Os benzodiazepínicos são medicamentos com função alucinógena e perturbadora do SNC. IV. Os benzodiazepínicos são medicamentos úteis para o tratamento de crises convulsivas em pacientes com diagnóstico de epilepsia. I e IV. III e IV. I, II e IV. I, II e III. II e III.