Das regras de inferência, podemos dizer que: I- São sempre verdadeiras. II- São sempre válidas. III- Facilitam o processo de demonstração de validade de argumentos complexos. a. Todas as afirmativas são verdadeiras. b. Apenas a alternativa I é verdadeira. c. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras. d. Apenas as alternativas I e III são verdadeiras. e. Todas as alternativas são falsas.
Indique a regra de inferência conhecida como Modus Ponens (MP):
a. p → q ⊢ p → (p ∧ q). b. p → q, p ⊢ q. c. p → q, p ⊢ ~p. d. p → q, q → r ⊢ p → r. e. p → q, r → s, p ∨ r ⊢ q ∨ s.
O argumento p ⊢ p ∨ q é conhecido como regra da adição (AD). Para demonstrá-lo, basta provar a tautologia da proposição:
a. p ∨ q → p b. p → p ∧q c. p → p ∨ q d. p ∧q → p e. p ∧q → p ∨ q
A definição simbólica de argumento é:
a. Toda afirmação formada por um conjunto finito de premissas que tem uma conclusão como consequência. b. Toda afirmação da forma “se P então Q”. c. Toda afirmação da forma “P se e somente Q”. d. Uma afirmação verdadeira qualquer. e. Uma afirmação válida qualquer.
Um argumento é válido: I- Se a bicondicional formada pela conjunção das premissas na hipótese e a conclusão na tese for tautológica. II- Se a condicional formada pela conjunção das premissas na hipótese e a conclusão na tese for tautológica. III- Se a conclusão for verdadeira em todas as vezes que as premissas forem verdadeiras. a. A I e a II estão corretas. b. A II e a III estão corretas. c. Apenas III está correta. d. Apenas I está correta. e. A I e III estão corretas.