Buscar

Incidência é a taxa que mede a ocorrência de novos casos durante um período, em uma determinada população. Já a taxa de prevalência é a taxa que me...

Incidência é a taxa que mede a ocorrência de novos casos durante um período, em uma determinada população. Já a taxa de prevalência é a taxa que mede tanto os casos novos, quanto os casos já existentes da doença. As taxas de incidência e prevalência são importantes para compreender a carga de uma doença em uma população e auxiliam no planejamento de políticas de saúde, alocação de recursos e desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle. Leia as alternativas sobre estas taxas e aponte a alternativa correta. Escolha uma opção: a. A taxa de prevalência de uma doença pode aumentar quando ocorre uma elevação da taxa de letalidade da doença, ou seja, morrem mais pessoas com a doença. b. A introdução de terapêuticas eficazes capazes de curar pessoas com determinada doença pode ser um fator que contribua para o aumento da prevalência desta doença. c. A taxa de prevalência pode influenciar na taxa de incidência da doença. d. A taxa de prevalência pode estabilizar se em um mesmo período, a taxa de incidência da doença é superior às taxas de morte e cura somadas. e. O aumento da incidência, ou seja, há mais identificação de novos casos da doença pode ser um fator para o aumento da prevalência.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: O aumento da incidência, ou seja, há mais identificação de novos casos da doença pode ser um fator para o aumento da prevalência. A taxa de prevalência é influenciada tanto pela incidência quanto pela duração da doença na população. Quando há um aumento na incidência, mais pessoas são diagnosticadas com a doença, o que pode levar a um aumento na prevalência. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre as taxas de incidência e prevalência.

0
Dislike0
User badge image

Edilson Silva

análise e avaliação sistemática da qualidade dos dados pelas Vigilâncias Epidemiológicas municipais, estaduais e federal é importante para aprimorar a qualidade dos dados, possibilitando o monitoramento dos níveis de subnotificação, completude e consistência dos dados.


Diante disto qual a alternativa que não corresponde a análise de qualidade de dados.


Escolha uma opção:

a. A falta de percepção dos profissionais quanto à importância do monitoramento das doenças de notificação para a saúde pública pode ser uma das diversas causas da subnotificação de algumas doenças.

b. O registro de dados inconsistências podem ser identificadas por meio de resultados distorcidos, como por exemplo casos registrados como confirmados para hepatite B com resultados de exames laboratoriais não reagentes para hepatite B e reagente para hepatite C.

c. O profissional de saúde tem baixa adesão à notificação exclusivamente por falta de tempo necessário para preencher os formulários.

d. A completude é a avaliação do quão completos estão os registros dos casos. Quando usamos o termo incompletude refere-se a ausência de informação.

e. O Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), disponibilizou um painel com avaliação da qualidade dos dados do Sinan, onde é possível verificar a proporção de inconsistências e incompletude dos dados, por meio de um painel com tabelas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais