Logo Passei Direto
Buscar
Uma das formas de garantir a eficiência econômica, a partir de um nível ótimo de produção, ocorre a partir do direito de propriedade.Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.I. A partir do teorema de Coase, é possível definir e estabelecer com clareza os direitos de propriedade. Entretanto, esse instrumento de política somente é possível se não existirem custos de transação, ou seja, desde que os custos sejam desprezíveis.PORQUEII. Os custos de transação não são consideráveis, sendo necessário a utilização de outras taxas.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as asserções: I. A partir do teorema de Coase, é possível definir e estabelecer com clareza os direitos de propriedade. Entretanto, esse instrumento de política somente é possível se não existirem custos de transação, ou seja, desde que os custos sejam desprezíveis. Essa asserção é verdadeira. O teorema de Coase sugere que, na ausência de custos de transação, a alocação de recursos será eficiente, independentemente da distribuição inicial dos direitos de propriedade. II. Os custos de transação não são consideráveis, sendo necessário a utilização de outras taxas. Essa asserção é falsa. Os custos de transação podem ser significativos e, na verdade, o teorema de Coase parte do pressuposto de que, se esses custos forem altos, a eficiência econômica pode não ser alcançada. Agora, vamos às alternativas: a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Correta) b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (Incorreta) c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (Incorreta) d) As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta) e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I. A partir do teorema de Coase, é possível definir e estabelecer com clareza os direitos de propriedade. Entretanto, esse instrumento de política somente é possível se não existirem custos de transação, ou seja, desde que os custos sejam desprezíveis. II. Os custos de transação não são consideráveis, sendo necessário a utilização de outras taxas. Após analisar as asserções, a opção correta é: Alternativa E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pode-se perceber que a não excludência, o fato de não ser possível individualizar o consumo, permite que indivíduos desfrutem do bem sem pagar por ele, caracterizando os chamados free-riders (os caroneiros), que alegam não querer ou precisar do bem e se negam a pagar ainda que usufruam dos benefícios do bem. O caroneiro pode deixar de existir se houver punições para eliminar seus benefícios. Em relação a isso coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:( ) Ameaças não críveis: existem duas razões para não cooperação. Primeiro, por julgar que o custo é maior que sua disposição a pagar; segundo, porque o não pagador espera levar vantagem em não cooperar, pois acredita que o bem público será provido de qualquer maneira. ( ) Outras formas de cooperação comunitária: Existem inúmeros casos sem intervenção estatal ou legal para se atingir a cooperação para provisão do bem público. Isso se dá sobretudo, em comunidades pequenas, os caroneiros podem cooperar pagando pelo serviço ou bem por razões morais ou pela existência de punição (exclusão social), sendo “obrigados” a cooperarem.( )Cooperação forçada: em grandes comunidades a intervenção estatal é desejável por meio da cobrança de impostos. ( )Outra forma estabelecida pelo governo de induzir a empresa, é fazer com que a mesma arque com os custos por meio de uma taxa.( ) Dessa forma, cada consumidor decidirá sozinho qual quantidade consumir dado os preços, contudo, cada consumidor deve atribuir o mesmo valor marginal para o consumo adicional de um novo bem.Agora, assinale a opção que tem a sequência correta:
a) V-V-V-F-F
b) V-F-V-F-V
c) F-F-V-V-F
d) F-F-F-F-V
e) V-V-F-V-F

Mais conteúdos dessa disciplina