Buscar

Gametogênese é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos). Os gametas são formados com base em células d...

Gametogênese é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos). Os gametas são formados com base em células diploides (2n = 46 cromossomos), por meio dos processos de mitose e meiose, e, assim, constituem a fase haploide (n = 23 cromossomos) do ciclo de vida do ser humano.

A gametogênese masculina (espermatogênese) ocorre nos testículos, com a divisão e a maturação celular ocorrendo especificamente dentro dos túbulos seminíferos. Já a gametogênese feminina (ovogênese) ocorre nos ovários.

A espermatogênese é o nome dado ao processo de gametogênese no homem. Ainda na vida uterina, os testículos embrionários já apresentam células germinativas que darão origem aos espermatozoides. Pouco antes do início da puberdade, o organismo produz hormônios sexuais masculinos, denominados andrógenos, e as células germinativas formarão as espermatogônias, por meio do processo de divisão celular chamado mitose.

[...]

O processo de produção de gametas femininos — a ovogênese — inicia-se ainda na vida embrionária, a partir da sétima semana de gestação do embrião feminino, com a produção da ovogônia, com base nas células germinativas e por meio do processo de divisão celular chamado mitose".

 

Fonte: https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/gametogenese.htm. Acesso em: 18 jul. 2023.

 

Indiferentemente da ovogênese ou espermatogênese, ambos os processos passam por meiose, após sucessivas mitoses para multiplicação das células. De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir:


I. Ao final da ovogênese, cada ovócito primário diploide (2n), após entrar em meiose, dará origem a quatro ovócitos haploides (n).​

II. Ao final da espermatogênese, cada espermatócito primário diploide (2n), após entrar em meiose, dará origem a quatro espermatozoides haploides (n).

III. A espermiogênese é o último processo da meiose I, ou seja, a última etapa da divisão celular. Esse processo consiste na diferenciação das espermátides em espermatozoides.

IV. No desenvolvimento embrionário feminino, as ovogônias são originadas por mitose, entram em meiose I e estacionam o processo de divisão celular na prófase I, sendo denominado de folículo. Portanto, pessoas com sexo biológico feminino já nascem com todos os folículos formados.


É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e IV, apenas.


Alternativa 2:


II e IV, apenas.


Alternativa 3:


I, II e IV, apenas.


Alternativa 4:


I, II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, as afirmativas corretas são: I. Ao final da ovogênese, cada ovócito primário diploide (2n), após entrar em meiose, dará origem a quatro ovócitos haploides (n). II. Ao final da espermatogênese, cada espermatócito primário diploide (2n), após entrar em meiose, dará origem a quatro espermatozoides haploides (n). Portanto, a alternativa correta é a 5: "I, II, III e IV."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais