Com relação à expectativa de conversão das normas emitidas pelo IFAC, analise as alternativas e indique a correta. A. A IPSAS 8 se refere a possíveis perdas mediante negociações em conjunto - joint ventures. B. Os eventos subsequentes ao fechamento dos balanços são abordados pela IPSAS 19. C. É na IPSAS 15 que são identificados os instrumentos financeiros direcionados à apresentação e evidenciação. D. As propriedades de investimentos são compreendidas na IPSAS 17. E. A IPSAS 19 trata somente das provisões.
Assinale a opção correta sobre a dimensão do desempenho do Tribunal de Contas. a. Para aplicação do encargo institucional, o TCU conta com uma secretaria cuja finalidade é a promoção da defesa da ordem jurídica, para o exercício de suas competências constitucionais e legais. b. Não é solicitada a presença de representante do Ministério Público junto ao Tribunal nas sessões do Plenário e das Câmaras. c. As decisões são tomadas, em regra, pelo Plenário, que se refere à instância máxima ou, ainda, nas hipóteses praticáveis, por uma das quatro Câmaras com as quais pode contar. d. O TCU é conhecido também como Corte de Contas. e. Para o desenvolvimento das suas ações, o TCU tem 11 ministros na sua composição.
Com relação aos tipos de sistemas, analise as alternativas apresentadas e aponte a correta. a. No subsistema de compensação são compreendidas as modificações potenciais nos elementos de resultado. b. Dentro do subsistema orçamentário, é possível compreender o orçamento final e suas alterações. c. Os subsistemas de custos têm por finalidade registrar, conferir e demonstrar os custos conforme os objetos de custeio determinados anteriormente. d. O sistema financeiro se refere às contas que registram, conferem e demonstram os fatos relativos somente às saídas. e. Acordos, garantias e custeio fazem parte do subsistema de compensação.
Com relação ao desempenho do Tribunal de Contas, observe as alternativas e aponte a correta. a. O inciso III do art. 71 da Constituição Federal, aponta que a legalidade dos atos da admissão de pessoal deve ser apreciada com intuito de cobrança financeira, tanto na administração direta quanto na indireta, entre outros fatores a serem observados. b. A competência do TCU está definida na Lei nº 8.443/92, art. 8. c. A Constituição Federal, art. 71, define no inciso I que compete ao Tribunal apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República. d. Nas funções constantes no art. 71, relativas ao TCU, está previsto que o órgão deve firmar prazo no qual o órgão ou a entidade adote medidas cabíveis para que ocorra o cumprimento da lei, mesmo que não comprovadas as irregularidades. e. O art. 71 da Constituição Federal compreende como funções do TCU o controle das contas internacionais relativas às empresas supranacionais, de forma que a União tenha participação do capital social.
Conforme as transações no setor público, indique a alternativa correta. a. Se ocorrer influências no patrimônio líquido em virtude das modificações dos componentes patrimoniais, é necessário eliminar o vínculo com as contas patrimoniais. b. Através da norma NBCT 16.4 são evidenciados os atos e fatos administrativos. c. É possível analisar que as transações que abrangem quantias de terceiros precisam ser ocultas, ou seja, mantidas em sigilo. d. Uma das classificações das transações no setor público se refere à econômico-financeira, que representa fatos que refletem no patrimônio privado. e. As alterações quantitativas e qualitativas não podem ser diferenciadas, e ambas afetam o patrimônio público.
Considere a questão correta sobre o aspecto quantitativo. a. Se o ativo for maior que o passivo, a situação líquida será nula. b. Sob a perspectiva qualitativa do patrimônio, sua composição compreende ativo, passivo e patrimônio líquido. c. O passivo permite identificar a expressão monetária do total dos elementos negativos relativos ao patrimônio, indicando apenas a dívida flutuante. d. No aspecto quantitativo, o patrimônio é visto como os valores que estão disponíveis a uma entidade, de maneira ilimitada. e. No ativo está identificado o total referente aos componentes positivos do patrimônio, como bens, créditos e valores.
Conforme os critérios de confiabilidade e comparabilidade para a escrituração de ativos e passivos dentro das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, indique a alternativa correta. a. A inclusão de um sistema próprio financeiro. b. A exclusão de alguns métodos patrimoniais, como depreciação, provisões, valor justo, entre outros. c. A adoção do regime de caixa de forma integral. d. Um dos requisitos é a harmonização relacionada às demonstrações contábeis atuais que começam a ser exigidas. e. A opção por um plano de contas que corresponda às necessidades da entidade pública.