Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Humanas / Sociais
Os serviços garantidos pelo sistema de Proteção Social Especial necessitam de acompanhamento sistemático individual ou familiar (coletivo), com maior ênfase e agilidade nos encaminhamentos e ações realizadas, conforme situação exposta pelo usuário. A ação realizada neste nível de proteção deve ter articulação com as demais políticas públicas e instituições (ONGs, escolas, associações e fundações) que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, repassando as informações já coletadas.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que indica como a Política Nacional de Assistência Social define a Proteção Social Especial:
A) Política pública que, associada às demais políticas sociais e econômicas, deve concretizar direitos historicamente negados a uma ampla parcela da população.
B) Programas federais, que surgiram com o intuito de atuar nesta modalidade de atendimento, dentre eles destacamos o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Programa SENTINELA).
C) Uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas,
situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
D) Ações educativas complementares às oferecidas nas escolas, que devem acontecer todos os dias da semana (segunda a sexta-feira) com carga horária de 4 horas diárias em horário oposto ao da escola.
User badge image
Francisco

ano passado

User badge image
Francisco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que melhor define a Proteção Social Especial segundo a Política Nacional de Assistência Social: A) Política pública que, associada às demais políticas sociais e econômicas, deve concretizar direitos historicamente negados a uma ampla parcela da população. - Esta alternativa fala sobre a política pública de forma geral, mas não se refere especificamente à Proteção Social Especial. B) Programas federais, que surgiram com o intuito de atuar nesta modalidade de atendimento, dentre eles destacamos o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Programa SENTINELA). - Embora mencione programas relevantes, não define diretamente a Proteção Social Especial. C) Uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. - Esta alternativa descreve claramente a Proteção Social Especial, focando nas situações de vulnerabilidade e risco. D) Ações educativas complementares às oferecidas nas escolas, que devem acontecer todos os dias da semana (segunda a sexta-feira) com carga horária de 4 horas diárias em horário oposto ao da escola. - Esta alternativa se refere a ações educativas, mas não aborda a definição da Proteção Social Especial. Após essa análise, a alternativa correta que indica como a Política Nacional de Assistência Social define a Proteção Social Especial é: C) Uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta que indica como a Política Nacional de Assistência Social define a Proteção Social Especial é a opção C) Uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No nível de proteção social especial, ressaltamos a existência de programas federais, que surgiram com o intuito de atuar nesta modalidade de atendimento, dentre eles destacamos o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Programa SENTINELA).
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Este programa é de âmbito federal e surgiu com a proposta de garantir os direitos previstos na Constituição Federal.
B ) O programa não substitui o processo ensino-aprendizagem oferecido nas escolas, sendo a frequência na escola obrigatoriedade monitorada por profissionais do programa.
C ) O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, tem como objetivo a retirada de crianças e adolescentes entre 07 e 15 anos, da situação de trabalho, principalmente quando a atividade desenvolvida é perigosa e insalubre, colocando em risco a vida e a saúde de crianças e adolescentes.
D ) O trabalho socioeducativo com famílias baseia-se no tripé sujeito, família e rede e se constitui de ações que oferecem oportunidade de desenvolvimento social.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC está previsto na Constituição Federal e regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social, garantindo o repasse de um salário-mínimo.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quem tem direito ao BPC:
A É destinado a pessoas com algum tipo de deficiência obedecendo aos critérios de renda estabelecidos na lei cuja renda per capita familiar mensal seja igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo vigente.
B As famílias de proteção social básica, em vulnerabilidade social e as pessoas idosas com idade superior a 65 anos.
C Com a aprovação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), o Benefício de Prestação Continuada é para os idosos em vulnerabilidade social.
D Pessoas idosas com idade superior a 65 anos, obedecendo aos critérios de renda estabelecidos na lei e para pessoas com algum tipo de deficiência cuja renda per capita familiar mensal seja igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo vigente.

A Política Nacional de Assistência Social define modalidades de atendimento assistencial, dentre estas a que é destinada à famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é essa modalidade:
A ) Programa de erradicação do trabalho infantil.
B ) Programa bolsa família.
C ) Proteção social especial.
D ) Proteção social básica.

A realização de uma determinada reunião foi um dos marcos do início do Movimento de Reconceituação do Serviço Social em 1965.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual foi essa reunião:
A I Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social.
B III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.
C VII Congresso Interamericano de Serviço Social.
D Seminário de Teorização de Araxá.

Os serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica devem ter articulação com políticas públicas existentes no município, cuja responsabilização de execução é das três esferas do governo (União, Estado e Município), além de obrigatoriamente ter articulação com o Sistema Único de Assistência Social. Dentre os previstos, destaca-se o Programa de Atenção Integrada à Família e o Benefício de Prestação Continuada.
Com base no exposto acima assinale a alternativa CORRETA que aponta, segundo a Política Nacional de Assistência Social, os objetivos da proteção social básica:
A ) Serviços disponibilizados nos CRAS seguem o nível de Proteção Social Básica, desenvolvendo ações onde atuam com a clientela em um contexto comunitário, visando à orientação e ao convívio familiar e comunitário de forma saudável. Busca integrar esta população em outros serviços socioassistenciais do município, garantindo assim o acesso da população em toda a esfera da sociedade, mantendo em execução o serviço da exclusão social.
B ) A descentralização político-administrativa altera as normas e regras centralizadoras e distribui melhor as competências entre o Poder Central (União) e os poderes regionais (Estados) e locais (Municípios). Também como a descentralização, aumenta o estímulo à maior participação das coletividades locais – sociedade civil organizada – e, portanto, ao processo de controle social.
C ) Prevenir as situações que apresentam risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, além do fortalecimento da convivência e vínculos familiares e comunitários de forma saudável. Destina-se à população em situação de vulnerabilidade social e econômica decorrente da privação de renda, precário acesso aos serviços públicos (habitação, saúde, educação), além da fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social por discriminação etária, gênero, étnica e também por alguma classificação de deficiência.
D ) Constitui-se em um espaço público com base territorial, localizado em áreas comunitárias que apresentam alto índice de vulnerabilidade social e econômica, com presença de violação de direitos e negligência.

Para o Serviço Social, a entrevista é, antes de tudo, um espaço de escuta. Nesse ato, o profissional do Serviço Social deve se colocar a ouvir o usuário, pois ouvir é uma atividade ativa e não passiva. Para o melhor desenrolar da entrevista, o entrevistador pode se valer de quesitos norteadores.
Sobre esses requisitos, analise as sentenças a seguir:
I- Exploração: aprofundar-se nos diversos aspectos da vida do usuário, inclusive aspectos de foro íntimo, como gostar ou não de alguém, desejar ou repudiar etc.
II- Reflexão: reconhecer uma questão dentro do contexto e concentrar-se enfaticamente nela, possibilitando, assim, uma ação pensada.
III- Reexposição: trata-se de parafrasear o que foi dito, tanto pelo usuário como pelo profissional.
IV- Questionamento: é sempre utilizado pelo entrevistador como principal ferramenta que possibilita a orientação da entrevista.
A ) As sentença I, II, III e IV estão corretas.
B ) Somente a sentença II está correta.
C ) Somente a sentença III está correta.
D ) Somente a sentença I está correta.

A respeito da natureza instrumental do Serviço Social pode-se dizer que o cotidiano da profissão é uma atividade de intervenção, e é especificamente da necessidade interventiva que emerge a necessidade de um domínio teórico também. Além da necessidade de um domínio de diversas teorias que são produzidas por outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, teorias da sociologia e da ciência política, é preciso também que o Serviço Social produza teorias metodológicas instrumentais, objetivando uma maior efetividade de suas intervenções.
Com relação aos instrumentais técnicos operativos, assinale a alternativa CORRETA:
A A metodologia do Serviço Social, ou seja, o seu fazer profissional exige uma coerência com a concepção teórica adotada em seus momentos de encontros dos seminários técnicos operativos.
B Os instrumentos são entendidos como uma transformação para se alcançar determinado fim, de forma alinear e evolutiva.
C A dimensão técnico-operativa é reduzida a instrumentos e técnicas e é descolada das demais dimensões da intervenção profissional do Serviço Social. Essa fragmentação vem ao encontro da concepção de “neutralidade” no trato dos instrumentos e técnicas.
D É a tática utilizada para realizar a ação; como o assistente social não tem teoria própria, ele se apropria de instrumentos de outras áreas do saber, para realizar sua visita.

A Lei Orgânica de Assistência Social brasileira define que a assistência social é de direito de todo cidadão e é dever do Estado garantir mínimos sociais de sobrevivência.
Diante da premissa acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A O modo de atuação da assistência social nas primeiras décadas do século XX mantinha ainda um caráter paternalista.
B A assistência social não figura como política pública.
C A assistência social começou a ser assumida legalmente pelo Estado, por volta dos anos 1920.
D As primeiras iniciativas de atendimento aos necessitados ocorreram no seio das igrejas, especialmente da Igreja Católica.

Do ponto de vista da descentralização do aparelho de Estado para a sociedade, vale destacar a importância dos conselhos de políticas e de direitos nas decisões, no planejamento e controle social.
Nessa perspectiva, sobre o papel do Assistente Social nos referidos conselhos, analise as sentenças a seguir:
I- É portador de um mandato, de uma delegação atribuída por segmento que lhe coube representar.
II- Não pode ser representante do governo na condição de gestor.
III- Contempla um aspecto de seu exercício profissional, que é a dimensão política.
IV- Exerce o papel de conselheiro num campo privilegiado e de apreciação de macropolíticas.
V- Estabelece articulações favoráveis apenas em relação ao segmento que representa.
A ) As sentneças II e V estão corretas.
B ) As sentenças I, III e V estão corretas.
C ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D ) As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina