Logo Passei Direto
Buscar
A DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais constitui uma das obrigações que as empresas precisam cumprir em termos de informações ao fisco. Uma das características desta declaração envolve o fato

A) dela não permitir o lançamento de crédito tributário.
B) dela ser entregue todos os meses pelas empresas.
C) dela tratar exclusivamente de tributos pagos à vista.
D) dela ser obrigatória para todos os tipos de empresas.
E) dela servir para a apuração do ICMS devido.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à DCTF: A) dela não permitir o lançamento de crédito tributário. - Incorreto, pois a DCTF permite a declaração de créditos tributários. B) dela ser entregue todos os meses pelas empresas. - Incorreto, a DCTF é geralmente entregue mensalmente, mas isso depende do tipo de tributo e da situação da empresa. C) dela tratar exclusivamente de tributos pagos à vista. - Incorreto, a DCTF abrange tributos devidos, não apenas os pagos à vista. D) dela ser obrigatória para todos os tipos de empresas. - Incorreto, a obrigatoriedade da DCTF varia conforme o tipo de empresa e sua situação tributária. E) dela servir para a apuração do ICMS devido. - Correto, a DCTF é utilizada para informar débitos e créditos tributários, incluindo o ICMS. Portanto, a alternativa correta é: E) dela servir para a apuração do ICMS devido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais constitui uma das obrigações que as empresas precisam cumprir em termos de informações ao fisco. Uma das características desta declaração envolve o fato de ela ser entregue todos os meses pelas empresas. Portanto, a alternativa correta é: B) dela ser entregue todos os meses pelas empresas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O regime tributário adotado pelas empresas implica diretamente na forma como a apuração e o recolhimento dos tributos é realizada. Do mesmo modo, gera diversas implicações nas obrigações acessórias que devem ser apresentadas. Considerando as principais características da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), analise as afirmativas a seguir: I. Para as empresas optantes pelo lucro real a ECF não é aplicada, pois a apuração do IR é feita via LALUR pela contabilidade. II. A ECF é aplicada especialmente no caso das Micro e Pequenas Empresas Optantes do Simples Nacional. III. Dentro da ECF existe um bloco específico para a alimentação dos dados pelas empresas optantes pelo lucro presumido. IV. Um dos blocos da ECF é destinado à CSLL denominado de e-LACS – Apuração Eletrônica da Base de Cálculo da CSLL. Analisando as afirmativas, estão corretas.
II e IV, apenas.
A) II e IV, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I e II, apenas.

Imagine que a senhora Dalva obteve rendimento tributável no ano de X0 exatamente no montante relativo à faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda. Considerando o que diz o Regulamento do Imposto de Renda – RIR, devem entregar a declaração pessoas físicas que receberam valores acima do limite de isenção, mas existem outros critérios. Sobre estes critérios são apresentadas as afirmativas a seguir. I - Outro critério a ser considerado é o de ter rendimentos oriundos da área rural de qualquer valor. II - Outro critério a ser considerado é o de o contribuinte ter bens de capital de que ultrapasse determinado valor previsto no Regulamento do Imposto de Renda. III - Outro critério a ser considerado é o de o contribuinte ter operado em bolsas de valores no ano base. IV - Outro critério a ser considerado é o de o contribuinte ter tido rendimentos isentos ou não tributáveis acima de determinado valor. Analisando as afirmativas, estão corretas.
I e IV, apenas.
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) II, III e IV, apenas.

No processo de registro dos fatos contábeis são utilizados os livros contábeis. Em relação às formalidades envolvendo, por exemplo, o Livro Diário e o Livro Razão, analise as afirmações apresentadas a seguir. Sobre estas formalidades, analise as afirmações apresentadas a seguir. I - Em caso de erros de escrituração, devem ser utilizados lançamentos de correção de redução; transferência; e eliminação. II – No lançamento de transferência há a complementação de um valor lançado a maior em uma conta contábil. III – Os lançamentos de correção devem indicar no histórico o motivo e a categoria da inconsistência que lhe deu origem. Considerando o contexto apresentado, estão corretas o que se afirma em:
II e III, apenas.
A) II e III, apenas.
B) II, apenas.
C) I, apenas.
D) I e II, apenas.
E) III, apenas.

O sujeito passivo, ou seja, o contribuinte, deve cumprir pelo menos duas obrigações relacionadas à legislação tributária: a obrigação principal e a obrigação acessória. Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A obrigação acessória corresponde, por exemplo, ao pagamento do tributo devido pelo contribuinte. PORQUE II. As obrigações acessórias se destinam, entre outros motivos de sua exigência, aos processos de lançamento dos tributos, conferência dos valores pagos e fiscalização pelos órgãos tributantes. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

Sobre o PGD e a DIRPF avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Programa Gerador da Declaração (PGD), no caso da DIRPF, permite que sejam feitas, além das declarações normais, as declarações de pessoas físicas que saíram definitivamente do país e da declaração final de espólio.
II. Em ambas as situações – saída definitiva do país e finalização do processo de espólio (herança) – devem ser elaboradas a DIRPF.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I
B) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
D) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina