Buscar

9. Uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que trata uma vazão de 1.500 m3 /dia recebe uma concentração de DBO de 300 mg/L. Se a carga efluente d...

9. Uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que trata uma vazão de 1.500 m3 /dia recebe uma concentração de DBO de 300 mg/L. Se a carga efluente da estação é de 45 kg/dia, a eficiência de remoção de DBO da ETE é de:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a eficiência de remoção de DBO da ETE, podemos utilizar a seguinte fórmula: Eficiência de remoção de DBO = ((DBO afluente - DBO efluente) / DBO afluente) x 100% Onde: - DBO afluente é a concentração de DBO na entrada da ETE (300 mg/L) - DBO efluente é a concentração de DBO na saída da ETE (desconhecida) - 100% é o valor máximo de eficiência de remoção de DBO Sabemos que a vazão tratada pela ETE é de 1.500 m3/dia e que a carga efluente da estação é de 45 kg/dia. Podemos calcular a concentração de DBO no efluente utilizando a seguinte fórmula: Carga de DBO = vazão x concentração de DBO 45 kg/dia = 1.500 m3/dia x concentração de DBO concentração de DBO = 45 kg/dia / 1.500 m3/dia concentração de DBO = 30 mg/L Agora podemos substituir os valores na fórmula de eficiência de remoção de DBO: Eficiência de remoção de DBO = ((300 mg/L - 30 mg/L) / 300 mg/L) x 100% Eficiência de remoção de DBO = 90% Portanto, a eficiência de remoção de DBO da ETE é de 90%.

0
Dislike0
User badge image

jaqueline burum

Considerando uma situação hipotética na qual a população atendida é de 5220 habitantes, o consumo per capita de água é de 200 l/hab.dia, o coeficiente de variação diária da vazão é 1,20, o coeficiente de variação horária da vazão é 1,50 e a taxa de retorno esgoto/água é 0,80, a vazão máxima horária (l/dia) de contribuição de esgoto para o cálculo de um coletor de esgoto é de: 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais