Buscar

As Unidades de Controle Interno são órgãos de apoio de controle interno do Poder Executivo, no qual a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais...

As Unidades de Controle Interno são órgãos de apoio de controle interno do Poder Executivo, no qual a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) é o órgão central. Dessa forma, são unidades de assessoramento dos órgãos/entidade que compõem a estrutura orgânica dos respectivos gabinetes sob a perspectiva da subordinação administrativa, mas que tecnicamente são vinculadas à CGE-MG, o que consequentemente resulta no desenvolvimento de ações relacionadas às finalidades desse órgão autônomo. O Decreto que dispõe sobre a organização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, estabelece as competências da Unidade Setorial de Controle Interno da SEPLAG quanto à promoção das atividades de auditoria, correição administrativa, transparência, prevenção e combate à corrupção, com várias atribuições que lhe são conferidas. Em breve síntese, essa Unidade desenvolve trabalhos no âmbito das três grandes áreas da CGE-MG, quais sejam auditoria, correição e transparência, mediante a execução de um planejamento anual (Plano de Atividades de Controle Interno que prevê ações extraordinárias e contempla as ações ordinárias a serem desenvolvidas pela equipe ao longo do ano. Dada sua importância e necessidade de independência a responsabilidade pelo “Controle Interno” é da estrutura de governança, ou mais precisamente a do:

Grupo de escolhas da pergunta



Diretor administrativo, pois é responsável por supervisionar as operações diárias da empresa e garantir eficiência e eficácia em todas as áreas para que as operações estejam alinhadas com os objetivos organizacionais.


Presidente do Conselho Fiscal, pois é ele o responsável por fiscalizar as atividades da administração da empresa e garantir que elas estejam em conformidade com as leis, regulamentações e estatutos da empresa.


Presidente do Conselho de Administração, pois sua função está relacionada a garantia da eficácia da administração, representando os interesses dos acionistas e o sucesso sustentável da empresa a longo prazo.


Diretor Financeiro, pois é o responsável por gerenciar as finanças e contribuir para o desenvolvimento estratégico dando suporte à tomada de decisões e na garantia da saúde financeira da organização.


Diretor Presidente, que é a autoridade máxima, cabendo a ele papel crucial na liderança e na tomada de decisões estratégicas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A responsabilidade pelo "Controle Interno" é da estrutura de governança, ou mais precisamente a do Presidente do Conselho de Administração, pois sua função está relacionada à garantia da eficácia da administração, representando os interesses dos acionistas e o sucesso sustentável da empresa a longo prazo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais