Buscar

) O caso da ENRON, ocondo no início dos anos 2000, e a crise do subprime mostraram que, apesar da sofisticação dos instrumentos regulatórios, eles ...

) O caso da ENRON, ocondo no início dos anos 2000, e a crise do subprime mostraram que, apesar da sofisticação dos instrumentos regulatórios, eles ainda não são suficientes para evitar crises no mercado financeiro, especialmente no mercado de derivativos. Embora esse mercado seja frequentemente utilizado como instrumento de cobertura, muitos agentes operam com posições alavancadas, o que aumenta o nivel de risco. Essa conduta, ainda que importante para a sinalização de tendências de preços em alguns ativos, expõe os agentes a riscos que podem se disseminar rapidamente A partir da afirmação anterior sobre as limitações dos mecanismos regulatónos dos mercados financeiros e, ao mesmo tempo, a possibilidade de alavancagem de ativos, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas 1. A introdução de mecanismos de controle de exposição a risco, como o Value at Risk (VaR), é suficiente para evitar uma crise financeira. II. Além dos mecanismos de quantificação dos riscos, como o VaR e o CAPM, é necessário introduzir outros mecanismos que possam prevenir falhas e erros nos relatórios financeiros A análise do nivel de exposição a nscos em derivativos por meio dos instrumentos quantitativos prescinde o uso de mecanismos legais que coibam práticas oportunisticas, como a assimetria informacional nas demonstrações financeiras. IV Um nivel de alavancagem em uma operação financeira no qual o patrimônio líquido da instituição financeira não seja suficiente para cobrir eventuais perdas pode representar um risco sistémico. V Um risco operacional elevado em uma empresa não financeira que opera com derivativos de forma alavancada pode se transformar em um risco sistêmico São verdadeiras:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As assertivas corretas são II, IV e V. A assertiva I está incorreta, pois a introdução de mecanismos de controle de exposição a risco, como o Value at Risk (VaR), não é suficiente para evitar uma crise financeira, como demonstrado pelas crises da ENRON e do subprime. A assertiva II está correta, pois além dos mecanismos de quantificação dos riscos, como o VaR e o CAPM, é necessário introduzir outros mecanismos que possam prevenir falhas e erros nos relatórios financeiros. A assertiva III está incorreta, pois a análise do nível de exposição a riscos em derivativos por meio dos instrumentos quantitativos não prescinde o uso de mecanismos legais que coíbam práticas oportunísticas, como a assimetria informacional nas demonstrações financeiras. A assertiva IV está correta, pois um nível de alavancagem em uma operação financeira no qual o patrimônio líquido da instituição financeira não seja suficiente para cobrir eventuais perdas pode representar um risco sistêmico, como ocorreu na crise do subprime. A assertiva V está correta, pois um risco operacional elevado em uma empresa não financeira que opera com derivativos de forma alavancada pode se transformar em um risco sistêmico, como ocorreu na crise da ENRON.

0
Dislike0
User badge image

sananda Barbosa

A metodologia descrita na sopa de caracteres segue as sete diretrizes conhecidas como 5W2H, que são fundamentais para estabelecer um plano claro e eliminar dúvidas em qualquer processo ou atividade.

A metodologia 5W2H é uma abordagem sistemática e eficaz para o planejamento e execução de atividades, projetos ou processos. As iniciais correspondem a sete perguntas cruciais que, quando devidamente respondidas, proporcionam clareza e direção, eliminando incertezas ao longo do caminho.

O "What" (o que será feito?) estabelece o objetivo central da ação, delineando claramente a tarefa ou meta a ser alcançada. Compreender o "Why" (por que será feito?) é crucial para alinhar a atividade aos objetivos mais amplos, fornecendo um propósito e contexto significativos.

Ao abordar o "Where" (onde será feito?) e o "When" (quando?), define-se o local e o timing da execução, garantindo uma coordenação eficiente. O "Who" (por quem será feito?) atribui responsabilidades específicas, assegurando que cada participante compreenda seu papel no processo.

As diretrizes 2H, "How" (como será feito?) e "How much" (quanto vai custar?), oferecem insights sobre a estratégia de execução e os recursos financeiros necessários. O "How" destaca os métodos e abordagens, enquanto o "How much" fornece uma perspectiva financeira para o planejamento orçamentário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais