Buscar

A tabela de tempo geológico divide e subdivide a história geológica da Terra de acordo com acontecimentos que ficaram registrados nas rochas em uma...

A tabela de tempo geológico divide e subdivide a história geológica da Terra de acordo com acontecimentos que ficaram registrados nas rochas em uma escala mundial. Os Éons (Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico) apresentam dinâmicas diferentes entre si, e isso influenciou e influencia a formação e a preservação dos depósitos minerais.

Com relação a esses três períodos, assinale a alternativa correta:

A. 

No Arqueano, a crosta era mais fina do que atualmente, e o material mantélico era rico em certos elementos de interesse econômico que poderiam ser mais facilmente concentrados.

B. 

No Proterozoico, a dinâmica tectônica não mudou consideravelmente, mantendo a configuração que ocorria no Arqueano, porém com uma Terra relativamente mais fria.

C. 

A convecção mantélica é o motor da tectônica global. Ela se formou no Arqueano, e a sua dinâmica permanece semelhante durante toda a história geológica da Terra.

D. 

No Fanerozoico, o gradiente térmico da Terra é cerca de quatro vezes maior que o do Arqueano, gerando reciclagem das placas continentais muito elevada.

E. 

Os principais depósitos epitermais de Au-Ag datam do Arqueano, pois a crosta terrestre se encontrava mais enriquecida de elementos siderófilos.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais