Buscar

No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que: Tal como as...

No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que: Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade. O conhecimento, na concepção aristotélica, serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão. A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos. O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO. O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso.

a) Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade.
b) O conhecimento, na concepção aristotélica, serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão.
c) A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
d) O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO.
e) O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso.

Essa pergunta também está no material:

filosofia 02
40 pág.

Filosofia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade. b) O conhecimento, na concepção aristotélica, serviria, tão somente, para o enriquecimento da alma, aproximando-se assim da ¿serventia¿ que o conhecimento adquire tanto em Sócrates, como em Platão. c) A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos. d) O desenvolvimento do tema da JUSTIÇA na teoria de Aristóteles fundamenta-se no campo da ÉTICA, entendendo-se a mesma como um SABER eminentemente TEÓRICO. e) O conhecimento, por parte do indivíduo, daquilo que é JUSTO ou INJUSTO é mais do que suficiente para que este indivíduo seja reconhecido como sendo mais ou menos virtuoso. A alternativa correta é a letra a) Tal como as concepções socrático-platônicas acerca da natureza do conhecimento, este, no pensamento aristotélico, adquire uma certa materialidade e uma certa objetividade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais