Buscar

A imparcialidade do juiz da causa é um dos requisitos essenciais de um Estado Democrático de direito. A imparcialidade garante a segurança de um ju...

A imparcialidade do juiz da causa é um dos requisitos essenciais de um Estado Democrático de direito. A imparcialidade garante a segurança de um julgamento não enviesado tanto do acusado como se mostra como uma garantia social coletiva importante. O princípio do juiz natural visa assegurar a imparcialidade do juiz da causa. Sobre isso, analise as afirmações a seguir.

I. O respeito ao princípio do juiz natural significa o estabelecimento da competência judiciária antes da prática de um ato delituoso, de modo que todos saibam, mesmo antes do crime, qual será o órgão judiciário que será responsável pelo seu julgado.

Por isso: 

II. A criação de juízos especializados para julgar determinados crimes implica em ofensa a esse princípio, pois se define previamente que um determinado juízo irá necessariamente julgar determinado crime, não fixando a competência de modo indistinto aos crimes previstos na legislação. 

Sobre as afirmações apresentadas e sobre a conjunção conclusiva por isso, assinale a alternativa correta.


Escolha uma opção:

a. Ambas as afirmações são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

b. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda exprime uma consequência da primeira.

c. Ambas as afirmações são falsas, por isso não estabelecem relação entre si.

d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira, por isso não estabelecem relação entre si.

e. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa, por isso não estabelecem relação entre si.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. O respeito ao princípio do juiz natural significa o estabelecimento da competência judiciária antes da prática de um ato delituoso, de modo que todos saibam, mesmo antes do crime, qual será o órgão judiciário que será responsável pelo seu julgado. II. A criação de juízos especializados para julgar determinados crimes implica em ofensa a esse princípio, pois se define previamente que um determinado juízo irá necessariamente julgar determinado crime, não fixando a competência de modo indistinto aos crimes previstos na legislação. Com base nessas afirmações e na conjunção conclusiva "por isso", a alternativa correta é: b. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda exprime uma consequência da primeira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais