Buscar

Segundo a Lei nº 14.133/2021, pode ocorrer contratação direta irregular quando houver a presença de dolo, fraude ou erro grosseiro. Sobre essas tr...

Segundo a Lei nº 14.133/2021, pode ocorrer contratação direta irregular quando houver a presença de dolo, fraude ou erro grosseiro.

Sobre essas três situações, assinale a alternativa correta:
O dolo corresponde à intenção de praticar o ato (dolo direto) ou à assunção dos riscos associados à conduta em questão (dolo indireto).
A fraude é uma forma específica de culpa na qual a intenção é direcionada a um fim já indicado pela lei.
A culpa consiste em agir com negligência, impudência ou imperícia, sendo que qualquer tipo de culpa pode ensejar a contratação direta irregular.
Erro grosseiro é aquele que foi praticado sem culpa grave.
Para a configuração da contratação direta irregular, a lei exige a presença das três situações de forma concomitante: dolo, fraude e erro grosseiro.

Essa pergunta também está no material:

avaliação 1 - contratação diretas na nova lei de licitações
4 pág.

Licitações Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) O dolo corresponde à intenção de praticar o ato (dolo direto) ou à assunção dos riscos associados à conduta em questão (dolo indireto). B) A fraude é uma forma específica de culpa na qual a intenção é direcionada a um fim já indicado pela lei. C) A culpa consiste em agir com negligência, impudência ou imperícia, sendo que qualquer tipo de culpa pode ensejar a contratação direta irregular. D) Erro grosseiro é aquele que foi praticado sem culpa grave. E) Para a configuração da contratação direta irregular, a lei exige a presença das três situações de forma concomitante: dolo, fraude e erro grosseiro. A alternativa correta é a letra E. Para a configuração da contratação direta irregular, a lei exige a presença das três situações de forma concomitante: dolo, fraude e erro grosseiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais