Gabriela está separada de fato de Rafael há mais de três anos. Ocorre que em fevereiro de 2014, Gabriela conheceu Felipe, com quem pretende se casar. De acordo com o que se apresenta:
a) Gabriela só pode casar com Felipe com autorização de Rafael. b) Gabriela pode casar com Felipe, pois a separação de fato é uma forma de dissolução de casamento. c) Gabriela só pode casar com Felipe após ajuizar ação de divórcio. d) Gabriela não pode casar com Felipe, pois a separação de fato não é modalidade de dissolução de casamento e) Gabriela pode casar com Felipe somente após divorciar-se de Rafael.
Havendo filhos incapazes, a dissolução da sociedade conjugal e/ou do vínculo matrimonial será feita exclusivamente via judicial. A Lei n. 11.441/07 introduz a possibilidade de um casal sem filhos incapazes optar pela separação ou pelo divórcio extrajudicial, observados os prazos legais.
a) A separação extrajudicial não pode ser convertida em divórcio por não haver previsão constitucional desta modalidade de divórcio indireto. b) Também na via extrajudicial é possível a lavratura da escritura pública de separação ou divórcio, sem prévia partilha de bens. c) Havendo filhos incapazes, a dissolução da sociedade conjugal e/ou do vínculo matrimonial será feita exclusivamente via judicial. d) A Lei n. 11.441/07 introduz a possibilidade de um casal sem filhos incapazes optar pela separação ou pelo divórcio extrajudicial, observados os prazos legais.