Buscar

O conceito de energia relaciona-se diretamente à capacidade de produzir trabalho. A energia causa modificações na matéria, podendo ser irreversívei...

O conceito de energia relaciona-se diretamente à capacidade de produzir trabalho. A energia causa modificações na matéria, podendo ser irreversíveis em muitos casos. De todas as formas de energia existentes, a mais utilizada é, sem dúvida, a energia elétrica, cuja principal fonte provém das usinas hidrelétricas. Outras formas de obtenção de energia devem ser mencionadas, destacando-se a energia solar, nuclear e eólica. A própria energia elétrica pode se transformar em outros tipos de energia ao chegar às residências ou indústrias: energia térmica, energia sonora e luminosa, energia mecânica etc. A energia total de um sistema é composta, basicamente, por três componentes: energia cinética, energia potencial e energia interna.


Considere uma caldeira industrial, cujo trabalho realizado, em um ciclo térmico fechado, é igual a 100 J, e o calor envolvido nas trocas térmicas é igual a 1000 J e 900 J, com fontes quente e fria, respectivamente.


Utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica, qual é a variação da energia interna nesse ciclo térmico, em joules (J)?

220.

150.

0.

1000.

500.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A energia interna nesse ciclo térmico, em joules (J), pode ser calculada pela equação da Primeira Lei da Termodinâmica, que é a variação da energia interna igual ao calor fornecido menos o trabalho realizado. Nesse caso, a variação da energia interna é dada por: Variação da energia interna = Calor fornecido - Trabalho realizado Substituindo os valores fornecidos: Variação da energia interna = (1000 J - 900 J) - 100 J Variação da energia interna = 100 J - 100 J Variação da energia interna = 0 Portanto, a variação da energia interna nesse ciclo térmico é igual a 0 joules (J). A alternativa correta é "0".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais