Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
05. (UFMG) O mercúrio, um metal líquido, é utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercúrio forma, com o ouro, uma mistura líquida homogênea, que pode ser separada, facilmente, da areia e da água. Para separar esses dois metais, minimizando os riscos ambientais, seria interessante que os garimpeiros utilizassem uma retorta, como representado, esquematicamente, nesta figura: Para tanto, a mistura é aquecida na retorta e, então, o mercúrio evapora-se e condensa-se no bico desse recipiente. Considerando-se essas informações, é incorreto afirmar que A) o ouro é mais volátil que o mercúrio. B) o mercúrio é destilado na retorta. C) o mercúrio se funde a uma temperatura menor que o ouro. D) o ouro se dissolve no mercúrio.

A) o ouro é mais volátil que o mercúrio.
B) o mercúrio é destilado na retorta.
C) o mercúrio se funde a uma temperatura menor que o ouro.
D) o ouro se dissolve no mercúrio.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta: A) O ouro é mais volátil que o mercúrio. - Esta afirmação é incorreta, pois o mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente e possui uma pressão de vapor relativamente alta, o que o torna mais volátil que o ouro, que é um sólido à temperatura ambiente. B) O mercúrio é destilado na retorta. - Esta afirmação é correta, pois o processo descrito envolve a evaporação do mercúrio, que é então condensado, caracterizando a destilação. C) O mercúrio se funde a uma temperatura menor que o ouro. - Esta afirmação é correta, já que o mercúrio tem um ponto de fusão de -38,83 °C, enquanto o ouro se funde a 1.064 °C. D) O ouro se dissolve no mercúrio. - Esta afirmação é correta, pois o mercúrio pode formar uma liga com o ouro, resultando em uma mistura. Portanto, a alternativa incorreta é: A) o ouro é mais volátil que o mercúrio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra D) o ouro se dissolve no mercúrio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

08. (UFMG) Em um frasco de vidro transparente, um estudante colocou 500 mL de água e, sobre ela, escorreu vagarosamente, pelas paredes internas do recipiente, 50 mL de etanol. Em seguida, ele gotejou óleo vegetal sobre esse sistema. As gotículas formadas posicionaram-se na região interfacial, conforme mostrado nesta figura: Considerando-se esse experimento, é correto afirmar que: A) a densidade do óleo é menor que a da água. B) a massa de água, no sistema, é 10 vezes maior que a de etanol. C) a densidade do etanol é maior que a do óleo. D) a densidade da água é menor que a do etanol.

A) a densidade do óleo é menor que a da água.
B) a massa de água, no sistema, é 10 vezes maior que a de etanol.
C) a densidade do etanol é maior que a do óleo.
D) a densidade da água é menor que a do etanol.

Mais conteúdos dessa disciplina