Buscar

15 DICAS DE PROCESSO DO TRABALHO 1 - Organização da JT: (i) vara do trabalho; (ii) Tribunal regional do trabalho; (iii) Tribunal Superior do Traba...

15 DICAS DE PROCESSO DO TRABALHO

1 - Organização da JT: (i) vara do trabalho; (ii) Tribunal regional do trabalho; (iii) Tribunal Superior do Trabalho. Lembrando que se não houver VT, pode o juiz de direito analisar a lide, mas o recurso é sempre no TRT.
2 - A justiça do trabalho é competente para julgar casos de emprego (Onerosidade; Pessoalidade; Subordinação; Habitualidade e Pessoa física) e trabalho.
3 - Um dos princípios basilares do processo do trabalho e o jus postulandi, ou seja, capacidade da parte demandar na JT sem a presença de um advogado, tal princípio não alcança: (i) ações rescisórias; (ii) Ações cautelares; (iii) MS; (iv) e recursos no TST.
4 - Existem 3 ritos no processo do Trabalho:
5 - Se o reclamante falta a audiência o processo é arquivado, se a reclamada falta na audiência, é considerada revel. Se ambos faltam a audiência, o processo é arquivado, pois o reclamante que possui maior interesse na lide.
6 - Sendo homologado um acordo, este é irrecorrível para as PARTES, sendo que o INSS pode interpor recurso. As partes apenas podem atacar um acordo por meio de uma ação rescisória.
7 - O acordo é uma faculdade do juiz, não gerando assim obrigação do mesmo homologar acordos trazidos pelas partes. Tal decisão, de não homologar, não pode ser alvo de um mandado de segurança, pois não existe direito líquido e certo das partes (S. 418 do TST).
8 - Uma testemunha não é suspeita pelo simples fato de estar litigando contra a reclamada.
9 - O preposto deve ser sempre empregado da reclamada e que possui conhecimento dos fatos, salvo quando se tratar de empregado doméstico e micro ou pequeno empresário.
10 - Os recursos trabalhistas possuem efeito devolutivo e suspensivo em casos extraordinários. Para se obter o efeito suspensivo deve-se utilizar da cautelar inominada.
11 - A comprovação do depósito recursal deve ser feita no prazo do recurso, mas não necessariamente junto com a interposição do recurso. Ex.: RO, o recurso é interposto em 4 dias e o depósito apenas feito no 7º dia.
12 - O recurso adesivo é admitido no processo do trabalho, mas deve acatar as mesmas regras, tempestividade e preparo, do recurso original.
13 - A tutela antecipada pode ser utilizada para, entre outras possibilidades, reintegração de empregado estável e tornar sem efeito uma transferência abusiva.
14 - Na justiça do trabalho o agravo de instrumento cabe de despachos de denegação de seguimento de recurso e não em casos de decisões interlocutórias, como no processo civil.
15 - No caso de uma decisão em fase de execução não cabe recurso ordinário, mas sim agravo de petição.

Essa pergunta também está no material:

dicas oab
23 pág.

Oab Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você compartilhou um trecho sobre dicas de processo do trabalho. Como posso te ajudar com isso?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais