Buscar

4. As atividades econômicas do Brasil desenvolvidas entre os séculos de XV e XVIII, quando tomadas numa perspectiva histórica, pode-se destacar as ...

4. As atividades econômicas do Brasil desenvolvidas entre os séculos de XV e XVIII, quando tomadas numa perspectiva histórica, pode-se destacar as atividades de extrativismo de matérias-primas e atividades agrícolas em grandes propriedades de terra; porém quando tomados para estudo a segunda metade do século XIX e XX, o contexto/cenário sofreu mudanças e gradualmente foi alterado com a introdução da produção industrial e a vida urbana. Sobre os primórdios do processo de industrialização no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Brasil encontrava-se em pleno processo de urbanização e industrialização desde o início do século XIX; assim, a adaptação das atividades industriais foi rapidamente assimilada.
b) O sistema educacional privilegiou a formação/preparação da mão de obra e o Brasil reunia e apresentava as condições necessárias para fomentar o desenvolvimento industrial.
c) A economia brasileira esteve completamente atrelada à agricultura de exportação, o que fez com que, durante as duas últimas décadas do século XVIII, ocorresse um forte desenvolvimento industrial do país.
d) A importação do maquinário europeu foi um dos fatores que favoreceram a implementação da indústria no Brasil, porém acabou por se caracterizar como sendo dependente internacionalmente.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Formação Social Cultural e Política do Brasil
4 pág.

Comunicação e Formação Social Brasileira Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta é: d) A importação do maquinário europeu foi um dos fatores que favoreceram a implementação da indústria no Brasil, porém acabou por se caracterizar como sendo dependente internacionalmente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais