Buscar

5. O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma cons...

5. O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:
a) A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.
b) A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.
c) A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar.
d) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Formação Social Cultural e Política do Brasil
4 pág.

Comunicação e Formação Social Brasileira Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: d) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais