Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

ESTÁCIO
Já no início dos anos 1950, estoura a Guerra Fria e progressivamente as tensões no mundo periférico se avolumam. As ilusões sobre o papel das organizações internacionais vão se desfazendo. Os eventos da década de 1960, como a Guerra do Vietnã e as incursões soviéticas no leste europeu, segundo Cox, seriam um divisor de águas para a decisão que ocorreria no começo dos anos 1970, quando aos 45 anos de idade, [Robert] Cox sai da OIT e aceita o convite para lecionar na universidade de Columbia, em Nova York (Cox, 2013). Nessa época, Cox inicia um período de intensa produção intelectual que teria como ápice a publicação de Produção, Poder e Ordem Mundial: Forças Sociais na Construção da História em 1987, a obra mais reconhecida do autor. É a partir desse contexto que iniciamos nossa investigação sobre as concepções de ordem e mudança em Cox” (Coeljo e Lacaze, 2020, p. 252). Fonte: Coelho, Jaime Cesar; Lacaze, Laura Mabel. Insurgência Periférica e a Teoria Crítica das Relações Internacionais. Lua Nova: Revista de Cultura e Política [online]. 2020, n. 111, pp. 249-273. Disponível em: . Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais, analise as assertivas abaixo, que tratam sobre o entendimento de Robert Cox sobre as ordens mundiais: I. De acordo com o pensamento de Robert Cox, a ordem mundial deve ser entendida como uma estrutura histórica. PORQUE II. A teoria crítica de Robert Cox parte do pressuposto de que os Estados são unidades soberanas que, em decorrência da ordem anárquica do sistema internacional, tendem a se comportar a partir do princípio da autoajuda. Avalie a relação proposta entre as assertivas acima e, depois, assinale a alternativa que faz a análise correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições falsas C As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma
User badge image
Loreena Mac

ano passado

User badge image
Loreena Mac

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as assertivas: I. De acordo com o pensamento de Robert Cox, a ordem mundial deve ser entendida como uma estrutura histórica. Verdadeira. Cox realmente considera a ordem mundial como uma construção histórica, influenciada por forças sociais e contextos históricos. II. A teoria crítica de Robert Cox parte do pressuposto de que os Estados são unidades soberanas que, em decorrência da ordem anárquica do sistema internacional, tendem a se comportar a partir do princípio da autoajuda. Falsa. Embora a teoria crítica reconheça a anarquia do sistema internacional, Cox critica a visão tradicional que vê os Estados apenas como unidades soberanas que agem por autoajuda. Ele enfatiza a importância das estruturas sociais e das relações de poder. Agora, avaliando as opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I. Falsa, pois a II é falsa. B) As asserções I e II são proposições falsas. Falsa, pois a I é verdadeira. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Falsa, pois a II é falsa. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

justificativa correta da I. A alternativa correta é a letra A. De acordo com o pensamento de Robert Cox, a ordem mundial deve ser entendida como uma estrutura histórica, ou seja, a ordem mundial é resultado de um processo histórico e não algo natural ou dado. Além disso, a teoria crítica de Cox parte do pressuposto de que os Estados são unidades soberanas que, em decorrência da ordem anárquica do sistema internacional, tendem a se comportar a partir do princípio da autoajuda. Portanto, ambas as assertivas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I, pois trata de outro aspecto da teoria crítica de Cox, que é a visão sobre o comportamento dos Estados no sistema internacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina