Buscar

Alguns estudantes de Química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas....

Alguns estudantes de Química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas.
I. Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes.
II. O número atômico de um elemento corresponde à soma do número de prótons com o número de nêutrons.
III. O número de massa de um átomo, em particular, é a soma do número de prótons com o de elétrons.
IV. Átomos isóbaros são aqueles que possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa.
V. Átomos isótonos são aqueles que apresentam números atômicos diferentes, números de massa diferentes e mesmo número de nêutrons.
a) I, III e V.
b) I, IV e V.
c) II, III e V.
d) II e III.
e) II e V.

Essa pergunta também está no material:

Quimica tecnologica  Exercicios Modelos atomicos com respostas
3 pág.

Química Tecnológica Universidade Luterana do BrasilUniversidade Luterana do Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: I. Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes. Esta afirmativa está incorreta. Átomos isótopos possuem o mesmo número atômico, mas números de massa diferentes. II. O número atômico de um elemento corresponde à soma do número de prótons com o número de nêutrons. Essa afirmativa está incorreta. O número atômico de um elemento corresponde ao número de prótons no núcleo do átomo. III. O número de massa de um átomo, em particular, é a soma do número de prótons com o de elétrons. Essa afirmativa está incorreta. O número de massa de um átomo é a soma do número de prótons com o número de nêutrons. IV. Átomos isóbaros são aqueles que possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa. Essa afirmativa está correta. Átomos isóbaros possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa. V. Átomos isótonos são aqueles que apresentam números atômicos diferentes, números de massa diferentes e mesmo número de nêutrons. Essa afirmativa está incorreta. Átomos isótonos possuem o mesmo número de nêutrons, mas números atômicos e de massa diferentes. Portanto, a alternativa correta é a letra b) I, IV e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais