Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a teoria do domínio do fato, é incorreto: O domínio do fato também pode se apresentar como domínio da ação - autoria mediata - domínio da vontade - autoria imediata - e domínio funcional do fato - coautoria. A teoria do domínio do fato não é aplicável aos delitos de dever, aos culposos e aos delitos de mão própria. O domínio do fato é uma teoria dualista que se distingue da teoria objetivo-formal de autoria porque indica também como autor aquele que não realiza diretamente o núcleo do tipo penal. A teoria do domínio do fato é limitada em trazer critérios para diferenciar autor e partícipe, sem fixar parâmetros sobre a existência de responsabilidade penal. A ideia de Roxin de domínio do fato através de aparatos organizados de poder entende como autoria mediata o uso de organização verticalmente estruturada e apartada da ordem jurídica para emitir ordens de atividades ilícitas a executores fungíveis, desde que estes não sejam plenamente conscientes da tipicidade ou da ilicitude do ato.
User badge image
MARIA ALANA RODRIGUES JULIAO

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A afirmação incorreta sobre a teoria do domínio do fato é a que diz que "a teoria do domínio do fato é limitada em trazer critérios para diferenciar autor e partícipe, sem fixar parâmetros sobre a existência de responsabilidade penal". Na verdade, a teoria do domínio do fato, proposta por Roxin, busca justamente estabelecer critérios para diferenciar autor e partícipe, considerando a posição de controle que cada um exerce sobre o fato típico. Portanto, essa afirmação não reflete corretamente a essência da teoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é: "A teoria do domínio do fato é limitada em trazer critérios para diferenciar autor e partícipe, sem fixar parâmetros sobre a existência de responsabilidade penal." A teoria do domínio do fato traz critérios para diferenciar autor e partícipe, e também fixa parâmetros sobre a existência de responsabilidade penal. A teoria estabelece que o autor é aquele que tem o controle final do fato criminoso, independentemente de ter executado diretamente a ação ou não. Além disso, a teoria do domínio do fato é aplicável apenas aos delitos dolosos, não sendo aplicável aos delitos de dever, aos culposos e aos delitos de mão própria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina