Buscar

Mediante decreto, o Presidente da República delegou ao Ministro da Economia amplos poderes para que pudesse reestruturar o Ministério da Economia, ...

Mediante decreto, o Presidente da República delegou ao Ministro da Economia amplos poderes para que pudesse reestruturar o Ministério da Economia, inclusive com a possibilidade de extinção de cargos públicos vagos. Com fundamento no texto constitucional, assinale a assertiva correta sobre o tema.
Nossa atual Constituição (de 1988) não permite a extinção de cargos públicos legalmente criados, ainda que vagos, com exceção da hipótese em que ocorrer excesso de gastos orçamentários com pessoal.
O referido ato presidencial harmoniza-se com a Constituição Federal, pois o Presidente da República pode dispor, mediante decreto autônomo, sobre a extinção de funções ou cargos públicos que estiverem vagos, sendo permitida a delegação dessa competência aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República e ao Advogado-Geral da União.
A competência de extinguir funções ou cargos públicos vagos mediante decreto autônomo é exclusiva do Presidente da República, não se admitindo que tal competência seja delegada para outras autoridades.
No que pertine a cargos e funções públicas, o Presidente da República somente pode delegar a sua criação, jamais a extinção dos mesmos.
A criação e a extinção de funções e cargos públicos somente é admitida por lei, ainda que os mesmos estejam vagos; portanto, o ato de delegação de competência do Presidente da República ao Ministro da Economia é inconstitucional.
a) Nossa atual Constituição (de 1988) não permite a extinção de cargos públicos legalmente criados, ainda que vagos, com exceção da hipótese em que ocorrer excesso de gastos orçamentários com pessoal.
b) O referido ato presidencial harmoniza-se com a Constituição Federal, pois o Presidente da República pode dispor, mediante decreto autônomo, sobre a extinção de funções ou cargos públicos que estiverem vagos, sendo permitida a delegação dessa competência aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República e ao Advogado-Geral da União.
c) A competência de extinguir funções ou cargos públicos vagos mediante decreto autônomo é exclusiva do Presidente da República, não se admitindo que tal competência seja delegada para outras autoridades.
d) No que pertine a cargos e funções públicas, o Presidente da República somente pode delegar a sua criação, jamais a extinção dos mesmos.
e) A criação e a extinção de funções e cargos públicos somente é admitida por lei, ainda que os mesmos estejam vagos; portanto, o ato de delegação de competência do Presidente da República ao Ministro da Economia é inconstitucional.

Essa pergunta também está no material:

av2 constitucional II
5 pág.

Direito Constitucional II UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) A competência de extinguir funções ou cargos públicos vagos mediante decreto autônomo é exclusiva do Presidente da República, não se admitindo que tal competência seja delegada para outras autoridades.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais