Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Considerando-se a produção, o comércio e o consumo mundiais na atualidade, é INCORRETO afirmar que
a) a especialização da produção, no período pós-Guerra Fria, promoveu a intensificação do comércio internacional e aumentou a dependência de um grande número de países em relação a essa atividade.
b) a retomada de índices mais elevados de crescimento da população mundial, no último quarto do século XX, interrompeu a queda continuada do número de famintos e comprometeu a relação entre demanda e oferta de alimentos.
c) as preocupações com a preservação ambiental têm sido usadas, por países desenvolvidos, para exercer vigilância sobre processos produtivos fora de suas fronteiras e impor barreiras a importações de origens diversas.
d) os países emergentes vêm opondo resistência à manutenção, no comércio internacional, dos privilégios dos países desenvolvidos, o que pode contribuir para o estabelecimento de uma relação de troca mais equilibrada.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, a opção correta é: b) a retomada de índices mais elevados de crescimento da população mundial, no último quarto do século XX, interrompeu a queda continuada do número de famintos e comprometeu a relação entre demanda e oferta de alimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No início da segunda metade do século XX, o desenvolvimento econômico e tecnológico contribuiu para alimentar a idéia de que as religiões passariam a segundo plano, sobretudo nas sociedades progressivamente contempladas com a modernização proposta pelo mundo ocidental. No entanto os fatos que se desenrolaram a partir do final desse mesmo século contrapõem-se a tal idéia. Considerando-se esses fatos, é INCORRETO afirmar que
a) as sociedades, em alguns países africanos e asiáticos, continuam submetidas aos fundamentos religiosos e não, aos códigos civis propostos, apesar da influência da colonização ocidental na estruturação jurídica de seus Estados.
b) os conflitos com raízes em divergências religiosas ainda resultam em guerras civis e massacres violentos de minorias, o que tem contribuído para aumentar a população de refugiados em diferentes partes do mundo.
c) os cristãos evangélicos e católicos, em países da América Latina, e os protestantes fundamentalistas, nos Estados Unidos, vêm aumentando sua representatividade nos governos e, conseqüentemente, no próprio poder de interferir em decisões políticas.
d) os líderes religiosos que assumiram o poder em alguns países têm defendido a oficialização de uma pluralidade de religiões, o que tem provocado reações, por vezes violentas, de minorias radicais da sua população.

De acordo com a foto e com o texto, analise as proposições:
I. Que em pleno século XXI, não podemos mais concordar com estes atos de selvageria contra as mulheres.
II. Por mais que a globalização tente homogeneizar a humanidade, as culturas continuarão a resistir e fazer o diferencial entre povos e lugares.
III. É chocante ver que a mulher, sobretudo a negra, ainda continua a ser vítima de violências e discriminação.
IV. Muitos dos nossos conceitos são definidos pela cultura que dita padrões morais e estéticos distintos. A exemplo do conceito de beleza.
a) II e IV.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) I e IV.
e) I, III e IV.

Com base no mapa e nos conhecimentos necessários a sua leitura, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A concentração de informação reflete sua importância como instrumento de poder no mundo desenvolvido.
b) O mapa revela os benefícios da globalização produzidos a partir da democratização do acesso à informação.
c) A centralização da informação produz e reproduz a concentração de capitais nos países centrais.
d) A disparidade no acesso à informação é um desdobramento da organização do espaço produtivo mundial.
e) O mapa, embora se referindo aos fluxos de informações, representa as históricas divisões entre o norte e o sul.

A violação dos direitos humanos, a população predominantemente muçulmana e a localização da maior parte de seu território fora da Europa são alguns dos motivos que dificultam a entrada desse país na União Européia. Trata-se:

a) da Macedônia.
b) da Romênia.
c) da Turquia.
d) da Geórgia.
e) da Bósnia-Herzegóvina.

Leia o texto que menciona a ação do Estado na economia. Os argumentos favoráveis à reforma do Estado podem ser resumidos nos seguintes termos: com a crescente globalização da produção, da circulação de mercadorias, dos padrões de consumo e do sistema financeiro, alega-se que o desenvolvimento socioeconômico não pode mais ser pensado a partir da dimensão nacional, menos ainda a partir de uma estrutura burocrática estatal. A partir da argumentação apresentada no texto, o desenvolvimento socioeconômico deve ser estruturado em função do:

a) mercado e da integração econômica mundial.
b) interesse social e da economia local.
c) poder econômico local e do consumo nacional.
d) interesse estatal e das preocupações sociais.
e) interesse do capital e do governo nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina