Buscar

Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especia...

Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. Essa afirmação se justifica, dentre outras razões, por que:
A substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico produz consequências sociais e políticas ainda pouco conhecidas.
O processo de reestruturação produtiva requer intelectualização de parte da força de trabalho e convive com o fenômeno do desemprego estrutural.
A. Este proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis.
B. Este proletariado tradicional diminuiu e aumentou os especialistas.
C. O proletariado passou a ter altos ganhos de produtividade vinculada a estratégias flexíveis de divisão do trabalho na linha de montagem.
D. O proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, porém as formas de contrato bem regulamentadas aumentaram o conjunto de trabalhadores estáveis.
E. O proletariado diminuiu permanecendo na indústria somente aqueles que não têm preocupação com os contratos de trabalhos.

Essa pergunta também está no material:

ap1 trabalho e sociabilidade
12 pág.

Trabalho e Sociabilidade Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. Este proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis. Isso se justifica pela transição para formas mais flexíveis de emprego e pela redução do número de trabalhadores estáveis devido à reestruturação produtiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais