Buscar

A iontoforese refere-se ao uso de uma corrente elétrica para promover a permeação superficial localizada de um agente terapêutico através da pele, ...

A iontoforese refere-se ao uso de uma corrente elétrica para promover a permeação superficial localizada de um agente terapêutico através da pele, ou seja, ela pode auxiliar no processo de administração transdérmica de drogas. Aplicada pela primeira vez em 1740, por Pivati, para o tratamento de artrite, atualmente essa técnica tem sido responsável pelas principais utilizações das correntes diretas na rotina da fisioterapia. Sobre o método de aplicação da iontoforese, assinale a alternativa correta:

a. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo negativo) repele os negativos, enquanto o cátodo (eletrodo positivo) repele os íons positivos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico deverá conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente e utilizar, sob a região a ser tratada, uma compressa ou esponja embebida pela solução do referido medicamento, apenas sob o eletrodo de mesma polaridade do princípio ativo, de tal forma que o eletrodo facilite a penetração no organismo.
b. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo positivo) repele os positivos, enquanto o cátodo (eletrodo negativo) repele os íons negativos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico deverá conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente e utilizar, sob a região a ser tratada, uma compressa ou esponja embebida pela solução do referido medicamento, apenas sob o eletrodo de mesma polaridade do princípio ativo, de tal forma que o eletrodo facilite a penetração no organismo.
c. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo positivo) repele os negativos, enquanto o cátodo (eletrodo negativo) repele os íons positivos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico deverá conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente e utilizar, sob a região a ser tratada, uma compressa ou esponja embebida pela solução do referido medicamento, apenas sob o eletrodo de mesma polaridade do princípio ativo, de tal forma que o eletrodo facilite a penetração no organismo.
d. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo positivo) repele os positivos, enquanto o cátodo (eletrodo negativo) repele os íons negativos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico não precisa conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente, pois pode utilizar em qualquer um dos eletrodos posicionados sobre a pele do paciente.
e. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo positivo) repele os positivos, enquanto o cátodo (eletrodo negativo) repele os íons negativos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico deverá conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente e utilizar, sob a região a ser tratada, apenas o eletrodo de polaridade contrária à do princípio ativo, de tal forma que o eletrodo facilite a penetração no organismo.

Essa pergunta também está no material:

ELETROTERAPIA - QUESTIONÁRIO UNIDADE I
20 pág.

Fisioterapia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução medicamentosa. O ânodo (eletrodo negativo) repele os negativos, enquanto o cátodo (eletrodo positivo) repele os íons positivos presentes na compressa ou esponja. Assim, o clínico deverá conhecer qual é a polaridade do princípio ativo receitado pelo médico do paciente e utilizar, sob a região a ser tratada, uma compressa ou esponja embebida pela solução do referido medicamento, apenas sob o eletrodo de mesma polaridade do princípio ativo, de tal forma que o eletrodo facilite a penetração no organismo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais