Buscar

Segundo a definição do Comitê Olímpico Internacional (COI), entende-se por doping sanguíneo a “técnica que consiste na administração de sangue, ou ...

Segundo a definição do Comitê Olímpico Internacional (COI), entende-se por doping sanguíneo a “técnica que consiste na administração de sangue, ou de produtos sanguíneos que contenham hemácias, a um desportista, por razões outras que não um tratamento médico justificado”. Esse tipo de doping beneficia atletas que disputam provas de endurance, como o esqui cross-country e o ciclismo de estrada. Considerando o texto apresentado, avalie as asserções que se seguem: A finalidade do doping é aumentar a potência aeróbica máxima e o rendimento submáximo durante o exercício, por aumentar a capacidade de transporte de oxigênio até a célula muscular. PORQUE Existe uma relação direta entre a quantidade total de hemoglobina e o consumo máximo de oxigênio. Para cada concentrado de hemácias (275mL) é possível aumentar em 100mL a capacidade sanguínea de transporte de oxigênio. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
A finalidade do doping é aumentar a potência aeróbica máxima e o rendimento submáximo durante o exercício, por aumentar a capacidade de transporte de oxigênio até a célula muscular.
Existe uma relação direta entre a quantidade total de hemoglobina e o consumo máximo de oxigênio. Para cada concentrado de hemácias (275mL) é possível aumentar em 100mL a capacidade sanguínea de transporte de oxigênio.
A)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) Primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Doping Sanguíneo
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as asserções apresentadas, a primeira asserção é verdadeira, pois a finalidade do doping sanguíneo é aumentar a potência aeróbica máxima e o rendimento submáximo durante o exercício, por aumentar a capacidade de transporte de oxigênio até a célula muscular. Já a segunda asserção também é verdadeira, pois existe uma relação direta entre a quantidade total de hemoglobina e o consumo máximo de oxigênio, e é possível aumentar em 100mL a capacidade sanguínea de transporte de oxigênio para cada concentrado de hemácias (275mL). Portanto, a opção correta é: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais