Buscar

TEXTO I    Teorias que têm sido observadas sob lentes científicas evidenciam que a avaliação deve transcender a mera mensuração de resultados acadê...

TEXTO I 

 

Teorias que têm sido observadas sob lentes científicas evidenciam que a avaliação deve transcender a mera mensuração de resultados acadêmicos, a ponto de abranger uma análise crítica das práticas pedagógicas e dos contextos educacionais. Dar melhores notas aos alunos que são "bonzinhos" é uma das práticas que não devem compor o escopo de trabalho do professor-avaliador. Não se enquadra como avaliação educacional a avaliação que é baseada no comportamento, raça ou fatores que não sejam vinculados ao desempenho cognitivo. O objeto de avaliação, como por exemplo, a capacidade de leitura, deve ser o elemento norteador do processo avaliativo. Neste sentido, a avaliação deve ser utilizada como um processo contínuo de reflexão e reajuste, capaz de informar sobre políticas e práticas pedagógicas e assegurando que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas condições socioeconômicas, culturais ou individuais. Dessa forma, a discussão em que o tema de avaliação educacional se encontra evidencia que ela deve ser entendida como um componente estratégico para o desenvolvimento de um sistema educacional que, além de mais democrático e inclusivo, seja embasado em critérios e instrumentos que permitem observar variações de desempenho do estudante em relação às habilidades e competências desenvolvidas a cada etapa do Ensino Básico.

 

Com base na discussão em questão sobre avaliação educacional, é correto afirmar:

 

I. O(a) professor-avaliador(a) deve prezar pela elaboração de um instrumento a partir de competências e habilidades previstas na BNCC, ao invés de priorizar a avaliação de alunos com melhor comportamento durante a explicação.

 

II. Dar nota por afinidade com alunos ou mesmo punir estudantes com mau comportamento propositalmente em avaliações é ser fidedigno a um processo de avaliação coerente com sua proposta de compreender o avanço do estudante no aprendizado.


III. O problema não é a avaliação, mas sim o uso que se faz dela. Os alunos tendem a temer termos como "provas" e "exames" pois muitas vezes esse processo é posto como punição e não como um norteador do aprendizado tanto para alunos quanto para professores.


IV. O problema é a avaliação, e não o uso que se faz dela. A avaliação é um processo estático propenso a gerar inconsistências e uma vez concluído, não deve ser utilizado para influenciar práticas educacionais, tampouco deve orientar políticas voltadas para a superação das desigualdades e a garantia da igualdade de oportunidades educacionais.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • I e III, apenas.
  • b)
  • II e IV, apenas.
  • c)
  • I, II e III, apenas.
  • d)
  • I, II e IV, apenas.
  • e)
  • I, II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na discussão apresentada, a alternativa correta é: d) I, II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais