Buscar

Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os...

Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. A literatura aponta para três funções básicas: função estabilizadora, função alocativa e função distributiva (Campanário, 2004).

 


 

Considerando o exposto, analise as afirmações a seguir:


I. A função distributiva é exercida por meio de instrumentos de política fiscal e política monetária de caráter anticíclico.

II. A função estabilizadora atende a certos preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda.

III. A função alocativa visa desviar o emprego de uma parcela dos recursos da economia (capital, trabalho e recursos naturais diversos) para oferta e ou provisão de bens e serviços tidos públicos.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


III, apenas.


Alternativa 2:


I e II, apenas.


Alternativa 3:


I e III, apenas.


Alternativa 4:


II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. A função distributiva é exercida por meio de instrumentos de política fiscal e política monetária de caráter anticíclico. Esta afirmação está correta, pois a função distributiva busca influenciar a distribuição de renda por meio de políticas fiscais e monetárias. II. A função estabilizadora atende a certos preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda. Esta afirmação está incorreta, pois a função estabilizadora busca controlar as flutuações econômicas, como inflação e desemprego, e não está diretamente relacionada à distribuição de renda. III. A função alocativa visa desviar o emprego de uma parcela dos recursos da economia (capital, trabalho e recursos naturais diversos) para oferta e ou provisão de bens e serviços tidos públicos. Esta afirmação está correta, pois a função alocativa busca direcionar recursos para a produção de bens e serviços públicos. Portanto, a alternativa correta é a 3) I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais