Buscar

A trajetória histórica da Saúde no Brasil, é apresentada através de quatro momentos distintos, quais são eles? Comente cada um.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A trajetória histórica da Saúde no Brasil pode ser dividida em quatro momentos distintos: 1) Período colonial: Nesse período, a saúde era precária e limitada a poucos recursos. Os índios e escravos eram os principais afetados pelas doenças, e a medicina era baseada em práticas populares e religiosas. 2) Período Imperial: Com a chegada da família real portuguesa, houve uma melhora na saúde pública, com a criação de hospitais e a vinda de médicos europeus. No entanto, a saúde ainda era precária e restrita a poucos. 3) Período Republicano: Com a proclamação da República, houve uma maior preocupação com a saúde pública, com a criação de instituições de saúde e a implementação de políticas públicas. No entanto, a saúde ainda era precária e restrita a poucos. 4) Período contemporâneo: A partir da década de 1930, houve uma maior preocupação com a saúde pública, com a criação do Ministério da Saúde e a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é um sistema público e gratuito que garante o acesso universal à saúde para toda a população brasileira. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a falta de recursos e a desigualdade no acesso aos serviços de saúde. Esses são os quatro momentos distintos da trajetória histórica da saúde no Brasil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais