Buscar

Em relação à organização administrativa, assinale a alternativa INCORRETA. AÓrgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração d...

Em relação à organização administrativa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A
  • Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
  • B
  • Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, nesse último caso, definir as áreas de sua atuação.
  • C
  • São pessoas jurídicas de direito público as autarquias e as empresas públicas.
  • D
  • O consórcio de direito público constitui associação pública e integra a administração indireta, com a natureza de autarquia.
  • E
  • Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou à entidade da administração indireta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) Correta - Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta. B) Correta - Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, nesse último caso, definir as áreas de sua atuação. C) Incorreta - São pessoas jurídicas de direito público as autarquias e as empresas públicas. D) Correta - O consórcio de direito público constitui associação pública e integra a administração indireta, com a natureza de autarquia. E) Correta - Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou à entidade da administração indireta. Portanto, a alternativa C é a incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais