Buscar

Leia o trecho abaixo Marx e Engels procuram mostrar que as causas da desigualdade social entre a burguesia e o proletariado não eram naturais ou tr...

Leia o trecho abaixo

Marx e Engels procuram mostrar que as causas da desigualdade social entre a burguesia e o proletariado não eram naturais ou transcendentais, mas históricas. No materialismo histórico o conceito de classe social é uma categoria relacional, ou seja, uma classe não existe sem a outra.

MENDES, B. Ebook Teorias da História:o que os historiadores devem a Karl Marx?. Unidade 2. 2019.

Sobre o Manifesto Comunista podemos fazer as seguintes afirmações:

I. Uma classe social é mais do que um mero agregado de pessoas, é um agrupamento de pessoas identificadas por sua história em comum e pela posição que ocupam na organização social e econômica.

II. Marx e Engels descreveram de forma dialética como a burguesia, antes de se tornar a classe dominante, desempenhou um papel revolucionário na transição do capitalismo financeiro e especulativo contemporâneo para o capitalismo mercantil que valorizava a intervenção estatal na economia.

III. O triunfo do modo de produção capitalista submeteu todas as áreas da existência humana à lógica das relações econômicas.

IV. O Estado representativo moderno não passa de um comitê executivo que defende e garante os interesses econômicos da classe burguesa.

V. No plano econômico, um ponto de inflexão foi a expansão do mercado em virtude das Grandes Navegações que estabeleceram novas rotas comerciais para a circulação de mercadorias.

É correto apenas o que se afirma em

a.

II e IV.

b.

I, III, IV e V.

c.

IV e V.

d.

I, II e III.

e.

I e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) IV e V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais