Buscar

É importante lembrarmos que os historiadores das primeiras gerações da Escola dos Annales recusavam a narrativa, pois a associavam a uma metodologi...

É importante lembrarmos que os historiadores das primeiras gerações da Escola dos Annales recusavam a narrativa, pois a associavam a uma metodologia da história factual e linear dos grandes heróis. Em contraposição à história-narrativa a proposta dos historiadores dos Annales das duas primeiras gerações, era realizar uma história-problema. 

MENDES. B. E-book (EAD.BR). Teorias da História: O breve século XX: Novos caminhos para historiografia? – unidade 4.

 

Embora a narrativa tenha sido criticada pela Escola dos Annales - grupo de estudiosos franceses de notória importância para o desenvolvimento da disciplina histórica - a partir da década de 1970 os historiadores contemporâneos foram novamente atraídos à utilização da narrativa como relato histórico. A narrativa implementada por esses historiadores pode ser caracterizada:

a.

por sua flexibilidade metodológica em descrever os fatos históricos e empreender uma reflexão sobre estes, assim como utilizar como fonte documentos de natureza variada – escritos e orais.

b.

por sua aproximação com a narrativa tradicional que empreende uma metodologia factual e linear focada nas figuras de grandes heróis e estadistas.

c.

pela estrita fundamentação em documentos oficiais escritos que fornecem versões fidedignas do contexto histórico e das tradições culturais às quais a pesquisa fora direcionada.

d.

por uma nítida fundamentação na oralidade que buscava contemplar o passado e os costumes de todas as classes sociais relacionadas ao contexto histórico que serviu como alvo para sua investigação sobre o passado.

e.

pelo enfoque creditado aos eventos que representaram verdadeiro pontos de inflexão no passado humano como as grandes revoluções e conflitos militares.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A narrativa implementada por esses historiadores pode ser caracterizada pela flexibilidade metodológica em descrever os fatos históricos e empreender uma reflexão sobre estes, assim como utilizar como fonte documentos de natureza variada – escritos e orais (alternativa a).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais