Buscar

A compreensão do processo saúde e doença e cuidado perpassa momentos históricos e concepções filosóficas. Sobre o modelo explicativo do processo sa...

A compreensão do processo saúde e doença e cuidado perpassa momentos históricos e concepções filosóficas. Sobre o modelo explicativo do processo saúde, doença e cuidado, assinale a alternativa incorreta:
O modelo mágico-religioso relacionava a doença a transgressões de natureza individual e coletiva. A religião era a base para a compreensão do mundo e da organização do cuidado.
O modelo biomédico está predominante na atualidade, em que o homem é considerado um corpo-máquina. Seu foco é a doença e uma visão unidimensional e fragmentária do atendimento médico.
O modelo sistêmico incorpora a ideia do todo, de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença e no cuidado.
O modelo empírico-racional (socrático) baseava-se na teoria dos humores de Sócrates, em que a doença se relacionava com o desequilíbrio entre os elementos água, terra, fogo e ar.
O modelo holístico compreendia a saúde por meio do equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano.
a) O modelo mágico-religioso relacionava a doença a transgressões de natureza individual e coletiva. A religião era a base para a compreensão do mundo e da organização do cuidado.
b) O modelo biomédico está predominante na atualidade, em que o homem é considerado um corpo-máquina. Seu foco é a doença e uma visão unidimensional e fragmentária do atendimento médico.
c) O modelo sistêmico incorpora a ideia do todo, de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença e no cuidado.
d) O modelo empírico-racional (socrático) baseava-se na teoria dos humores de Sócrates, em que a doença se relacionava com o desequilíbrio entre os elementos água, terra, fogo e ar.
e) O modelo holístico compreendia a saúde por meio do equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS NA SAÚDE
3 pág.

Fundamentos Socioantropológicos da Saúde Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) O modelo mágico-religioso relacionava a doença a transgressões de natureza individual e coletiva. A religião era a base para a compreensão do mundo e da organização do cuidado. - Correta. b) O modelo biomédico está predominante na atualidade, em que o homem é considerado um corpo-máquina. Seu foco é a doença e uma visão unidimensional e fragmentária do atendimento médico. - Correta. c) O modelo sistêmico incorpora a ideia do todo, de diferentes elementos do ecossistema no processo saúde-doença e no cuidado. - Correta. d) O modelo empírico-racional (socrático) baseava-se na teoria dos humores de Sócrates, em que a doença se relacionava com o desequilíbrio entre os elementos água, terra, fogo e ar. - Correta. e) O modelo holístico compreendia a saúde por meio do equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. - Correta. Portanto, todas as alternativas estão corretas. Não há uma alternativa incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais