Buscar

9. Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o anterior, substituindo-se a vírgula por outro sinal de pontuação. A...

9. Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o anterior, substituindo-se a vírgula por outro sinal de pontuação. Assinale a opção em que a proposta indicada não mantém os sentidos ou a correção gramatical do texto.
a) “Pode-se dizer que as batalhas históricas, ou os eventos em geral que envolvem conflitos, são travadas pelo menos duas vezes.” / Pode-se dizer que as batalhas históricas — ou os eventos em geral que envolvem conflitos — são travadas pelo menos duas vezes.
b) “O combate histórico feriu-se há cem anos, mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)” / O combate histórico feriu-se há cem anos; mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)
c) “(...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a história da historiografia.” / (...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje; em que não se distingue a história da historiografia.
d) “A batalha hoje se dá em duas frentes principais, a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais.” / A batalha hoje se dá em duas frentes principais: a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais.
e) “Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História, como a Revolução Francesa, seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia.” / Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História —

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO para TJRJ_PORTUGUES
21 pág.

Gramática Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções fornecidas, a alternativa que propõe uma reescrita que não mantém os sentidos ou a correção gramatical do texto é a opção: c) “(...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a história da historiografia.” / (...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje; em que não se distingue a história da historiografia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais