Logo Passei Direto
Buscar
A dependência dos dados financeiros é evidente quando se quer estruturar um empreendimento. Contudo, ao montar um plano de negócios, não se deve inverter a ordem de sua elaboração nem traçar as estratégias e os planos em função dos recursos financeiros; deve ser feito o contrário: com base em estratégias, nos planos, nos objetivos e nas metas devem ser estruturadas as projeções financeiras. Só assim é possível verificar a viabilidade financeira do negócio. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta a parte do plano de negócio em que é feito esse estudo de viabilidade financeira.

A) Plano Financeiro
B) Sumário executivo
C) Cenário financeiro
D) Sumário financeiro
E) Plano de objetivo e metas
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A parte do plano de negócio em que é feito o estudo de viabilidade financeira é a alternativa A) Plano Financeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no texto exposto, considere o exemplo a seguir. Cláudio é o novo estagiário de um escritório de contabilidade e fará algumas demonstrações financeiras para empresas clientes do escritório. A primeira demonstração será o Balanço Patrimonial (BP). No entanto, Cláudio está com algumas dúvidas quanto à classificação das contas do ativo, para a realização do balanço. Por isso, foi pedir ajuda ao contador responsável do escritório, o qual lhe passou algumas informações a respeito dos critérios de classificação do ativo. Nesse sentido, sobre o que o contador pode ter explicado a Cláudio acerca desses critérios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No que tange à classificação das contas do ativo, o contador revelou a Cláudio que ele deverá se atentar ao fato de que a classificação das contas ocorre em ordem decrescente de grau de liquidez. PORQUE II. No ativo, são apresentadas em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, iniciando com o disponível, ou seja, caixa e bancos, contas a receber, estoques, e assim sucessivamente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. No que tange à classificação das contas do ativo, o contador revelou a Cláudio que ele deverá se atentar ao fato de que a classificação das contas ocorre em ordem decrescente de grau de liquidez.
II. No ativo, são apresentadas em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, iniciando com o disponível, ou seja, caixa e bancos, contas a receber, estoques, e assim sucessivamente.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

No processo contábil de uma empresa, é muito importante analisar e controlar os resultados, para isso, existem as demonstrações financeiras, que precisam traduzir com claridade a posição do patrimônio da empresa e as alterações acontecidas no exercício. O art. 176 da Lei n. 64040/1976 define que, no final de cada exercício fiscal, é importante que os membros da diretoria das empresas elaborem, a partir da escrituração mercantil, as demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor adicionado. Sobre as demonstrações contábeis, julgue as situações a seguir.
I. Roberto está desenvolvendo o balanço patrimonial de sua empresa. Para tanto, ele está avaliando as contas das empresas as quais estão sendo classificadas em passivo e ativo, em que o ativo é dividido em circulante, composto de bens e direitos, e não circulante, composto de investimentos, imobilizado e intangível, e o passivo é dividido em circulante, não circulante e patrimônio líquido. Pode-se afirmar que Roberto está correto em suas ações.
II. Lucas está elaborando o DRE de sua empresa. Nesse documento, ele está discriminando a receita bruta, a receita líquida, as despesas com vendas, o lucro ou prejuízo operacional e o lucro ou prejuízo líquido do exercício. Todas essas informações podem ser retiradas dos lançamentos de Diário relativos à contabilização do Resultado bruto, do Resultado líquido, das participações, das deduções e das destinações de Resultado. Pode-se afirmar que Lucas está correto em suas ações.
III. Alberto considera que o Balanço Patrimonial e a DRE, juntos, são o relatório contábil focado em apresentar o saldo inicial das contas lucros ou prejuízos acumulados, as reversões de reservas, os ajustes de exercícios anteriores e o lucro líquido do exercício, sendo possível conhecer o valor do dividendo por ação. Pode-se afirmar que Alberto está correto em suas considerações.
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II apenas
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Sobre as terminologias utilizadas na gestão de custos citadas anteriormente, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Ponto de equilíbrio é o valor ou quantidade de vendas, para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
II. A margem de segurança é o valor das vendas que supera o ponto de equilíbrio. Quanto mais baixa for a margem de segurança, menor será o risco econômico.
III. A margem de contribuição é o valor obtido das vendas após retirar os custos e despesas fixas. Quanto maior for a margem de contribuição, melhor será o resultado da empresa.
A) I apenas
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Diante desse case, julgue as afirmacoes a seguir em relação à importância de se desenvolver um plano financeiro na abertura de um negócio.

I. O plano financeiro apresenta como a empresa se comportará ao longo do tempo, com descrições e cenários atuais e futuros.
II. O cálculo do ponto de equilíbrio proporciona informações cruciais, como o retorno que terá sobre o capital investido na empresa e o prazo de retorno sobre o investimento inicial.
III. Com o plano financeiro, fica mais fácil controlar e organizar os gastos do mês, que é a chave para acabar com o estresse provocado pelas preocupações geradas com a falta de dinheiro.
IV. Com valores levantados pela projeção do fluxo de caixa, o empreendedor poderá utilizar uma planilha para elaborar o “Demonstrativo de Resultados” e chegar à lucratividade de seu negócio.
V. O fluxo de caixa é um instrumento que tem, como objetivo básico, calcular a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e IV
C) II, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina