Buscar

“A perspectiva formalista trata, assim, de uma concepção antiga e forte de prestígio, que concorreu e muito concorre ainda na formação dos docentes...

“A perspectiva formalista trata, assim, de uma concepção antiga e forte de prestígio, que concorreu e muito concorre ainda na formação dos docentes de letras. As noções de certo e de errado, as tarefas de análise linguística que ficam apenas no âmbito da palavra, do sintagma ou da oração, a atividade de interpretação de textos como o exercício da procura do verdadeiro sentido ou do que o autor quer dizer são poucos dos muitos exemplos que poderíamos citar de práticas envolvidas nas salas de aula sob a luz da concepção formalista de linguagem” (Oliveira; Wilson, 236, p. 236).

Fonte: OLIVEIRA, M. R. de; WILSON, V. Linguística e ensino. In: MARTELOTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 235-242.

Sobre o que o professor que adota essa postura em sala de aula no ensino de língua portuguesa está valorizando, analise as afirmativas a seguir:

I. O conjunto de regras descontextualizado do seu uso cotidiano.

II. A prática linguística e sua mobilidade de usos.

III. O entendimento de uma língua em constante transformação.

IV. O entendimento de uma língua estanque e normativa.

É correto o que se afirma em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. O conjunto de regras descontextualizado do seu uso cotidiano. II. A prática linguística e sua mobilidade de usos. III. O entendimento de uma língua em constante transformação. IV. O entendimento de uma língua estanque e normativa. A perspectiva formalista valoriza o entendimento de uma língua estanque e normativa, o que torna correto apenas o item IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais