Buscar

m instalações de sistemas elevatórios ou de recalque de líquidos é comum selecionar a bomba centrífuga adequada para o sistema a partir de curvas c...

m instalações de sistemas elevatórios ou de recalque de líquidos é comum selecionar a bomba centrífuga adequada para o sistema a partir de curvas características de modelos de bombas, fornecidas pelo fabricante, e curvas de demanda do sistema de tubulação. A figura no anexo desta questão ilustra um conjunto completo de curvas características para um modelo de bomba centrífuga com quatro diâmetros de rotores diferentes, incluindo conjuntos de carga hidráulica líquida (H) versus vazão volumétrica (descarga), curvas características de eficiência, NPSH requerido e de potência instalada da bomba. A equação da curva de demanda de um sistema de tubulação é dada a seguir. Nesta equação, a vazão volumétrica (Q) é dada em 'm³/s' e a carga hidráulica líquida é dada em 'm': CURVA DE DEMANDA DO SISTEMA DE TUBULAÇÃO. H = 70 + 100 x Q² Com base nas informações destas curvas características (anexo) e na equação da curva de demanda de um sistema de tubulação, calcule:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não foi anexado nenhum arquivo com as curvas características da bomba centrífuga. Sem essas informações, não é possível realizar o cálculo solicitado. Por favor, envie novamente a pergunta com o anexo correto.

0
Dislike0
User badge image

Andresa Todero

Em instalações de sistemas elevatórios ou de recalque de líquidos é comum selecionar a bomba centrífuga adequada para o sistema a partir de curvas características de modelos de bombas, fornecidas pelo fabricante, e curvas de demanda do sistema de tubulação. A figura no anexo desta questão ilustra um conjunto completo de curvas características para um modelo de bomba centrífuga com quatro diâmetros de rotores diferentes, incluindo conjuntos de carga hidráulica líquida (H) versus vazão volumétrica (descarga), curvas características de eficiência, NPSH requerido e de potência instalada da bomba. A equação da curva de demanda de um sistema de tubulação é dada a seguir. Nesta equação, a vazão volumétrica (Q) é dada em 'm³/s' e a carga hidráulica líquida é dada em 'm':


CURVA DE DEMANDA DO SISTEMA DE TUBULAÇÃO.

H = 70 + 100 x Q²


Com base nas informações destas curvas características (anexo) e na equação da curva de demanda de um sistema de tubulação, calcule:


a) A carga hidráulica líquida (H) necessária para a bomba operar nesse sistema com vazão de 75 L/s.

b) Determine, a partir da figura do anexo, qual o diâmetro de rotor para a bomba adequada neste sistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais