Buscar

Sobre as receitas públicas, avalie assertivas abaixo, e marque a única errada. As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas...

Sobre as receitas públicas, avalie assertivas abaixo, e marque a única errada.
As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas de capital, sendo as de capital oriundas do poder tributário do estado e as correntes oriundas de transações financeiras que o estado realiza com empresas e famílias, principalmente captando empréstimos e financiamentos e emitindo títulos da dívida pública.
1. Dos quatro estágios da receita (previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento), integra a elaboração da lei orçamentária apenas o estágio de previsão, sendo os demais parte do processo de execução do orçamento.
2. As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas de capital, sendo as de capital oriundas do poder tributário do estado e as correntes oriundas de transações financeiras que o estado realiza com empresas e famílias, principalmente captando empréstimos e financiamentos e emitindo títulos da dívida pública.
3. A receita engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor do Estado.
4. As receitas públicas podem ser classificadas em receitas próprias e receitas de transferência, sendo as primeiras arrecadadas pelo próprio ente (União, Estado ou Município) e as últimas obtidas por meio de repasses de recursos feitos de um ente para outro.

Essa pergunta também está no material:

Conhecimentos sobre Orçamento Público
13 pág.

Orçamento Público Universidade Estadual do MaranhãoUniversidade Estadual do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas fornecidas, a única errada é a seguinte: 2. As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas de capital, sendo as de capital oriundas do poder tributário do estado e as correntes oriundas de transações financeiras que o estado realiza com empresas e famílias, principalmente captando empréstimos e financiamentos e emitindo títulos da dívida pública. Essa assertiva está incorreta, pois as receitas de capital não são oriundas do poder tributário do estado, mas sim de operações de crédito, alienação de bens e outras fontes de recursos que aumentem o patrimônio público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais