Buscar

Caso o agente restrinja a liberdade da vítima, mantendo-a em seu poder durante a prática de subtração de coisa alheia móvel, sua conduta será tipif...

Caso o agente restrinja a liberdade da vítima, mantendo-a em seu poder durante a prática de subtração de coisa alheia móvel, sua conduta será tipificada como extorsão mediante sequestro. Os delitos de roubo, extorsão e extorsão mediante sequestro são considerados crimes hediondos, ainda que praticados nas formas simples, conforme expressa previsão da Lei nº 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos). A distinção entre os delitos de roubo e extorsão pode ser avaliada de acordo com o grau de participação da vítima para a execução da empreitada criminosa, sendo, dessa forma, caracterizado o delito de roubo nos casos em que a participação da vítima seja irrelevante. A prática dos delitos de roubo e extorsão mediante concurso eventual de pessoas configura circunstância qualificadora. O princípio da insignificância como causa excludente da tipicidade material da conduta pode ser reconhecido para os delitos de roubo e extorsão em decorrência da ausência de expressa vedação legal. Sobre o crime de furto, é correto afirmar:
O CP não prevê a figura típica de furto de semovente domesticável de produção, mas somente a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção.
Caso o crime seja praticado durante o repouso noturno, incidirá aumento de pena em face do maior juízo de reprovabilidade da conduta.
Para o furto privilegiado, exige-se que o agente seja primário e que a res furtiva seja de pequeno valor ¿ e, nesse caso, o agente será isento de pena.
Caracteriza-se como crime de furto a subtração de corpo humano em um jazigo do cemitério.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, III e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito Penal Especial e Extravagante
27 pág.

Legislação Penal e Processual Penal Extravagante Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: I. O CP não prevê a figura típica de furto de semovente domesticável de produção, mas somente a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). II. A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção. III. Caso o crime seja praticado durante o repouso noturno, incidirá aumento de pena em face do maior juízo de reprovabilidade da conduta. IV. Para o furto privilegiado, exige-se que o agente seja primário e que a res furtiva seja de pequeno valor – e, nesse caso, o agente será isento de pena. V. Caracteriza-se como crime de furto a subtração de corpo humano em um jazigo do cemitério. Analisando as alternativas, a correta é a letra "d) I, IV e V estão corretas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais