Buscar

A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber...

A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo 'bio'. Poderíamos caracterizá-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobre a pesquisa em bioética.
Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
A bioética tem uma tríplice função, reconhecida academicamente e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
a) Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
b) Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
c) O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
d) A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
e) A bioética tem uma tríplice função, reconhecida academicamente e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.

Essa pergunta também está no material:

ÉTICA NA SAÚDE II
4 pág.

Ética na Saúde Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a opção correta sobre a pesquisa em bioética é a alternativa: b) Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais