Buscar

O conteúdo escolar é elaborado com base na seleção e na reelaboração de conceitos culturais para, com isso, torná-los satisfatórios para sere...

O conteúdo escolar é elaborado com base na seleção e na reelaboração de conceitos culturais para, com isso, torná-los satisfatórios para serem repassados nas escolas. Esse processo de seleção cultural leva à discussão de apenas uma parcela de experiências coletivas de indivíduos; em geral, a parcela de conhecimentos, valores e atitudes considerada a versão autorizada ou legítima da cultura. Com isso, ocorre a marginalização da cultura de diversos grupos sociais no contexto escolar e a substituição por conteúdos da parcela hegemônica. Por isso, historicamente, a escola passou a desempenhar o papel de homogeneizar os valores aceitos e promover a assimilação cultural dos alunos. O desafio que se coloca na contemporaneidade é reconhecer a importância de utilizar o espaço escolar para dar voz aos grupos sociais oprimidos e reverter esta situação. Para que isso aconteça:

I. É preciso construir um espaço pedagógico que fortaleça a diversidade cultural, dando um sentido mais democrático aos conteúdos escolares.

II. É necessário identificar o conceito de multiculturalismo utilizado nas propostas curriculares.

III. Deve-se discutir e diferenciar as noções de cultura culta e culturas dominadas.

IV. Deve-se criar escolas multiculturais e escolas cultas; as escolas cultas abrangem o saber tradicional, os métodos e as filosofias transmitidas ao longo da história.

Está correto o que se afirma em

A I, II, III e IV.
B I e II, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

43
1 pág.

Pedagogia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas, a alternativa correta é: A) I, II, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais