Logo Passei Direto
Buscar
6. O termo que qualifica o substantivo na expressão necessidade imposta (1o parágrafo) tem sentido oposto àquele que qualifica o substantivo em:
A) território sagrado (1o parágrafo).
B) livre escolha (1o parágrafo).
C) Servo impessoal (2o parágrafo).
D) inesperada herança (1o parágrafo).
E) merecida recompensa (1o parágrafo).
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar o termo "necessidade imposta". O adjetivo "imposta" sugere algo que é forçado ou que não é voluntário. Portanto, estamos buscando um termo que tenha um sentido oposto, ou seja, que sugira algo voluntário ou desejado. Vamos analisar as alternativas: A) "território sagrado" - "sagrado" não tem um sentido oposto a "imposto". B) "livre escolha" - "livre" sugere algo que é feito por vontade própria, o que é oposto a "imposto". C) "Servo impessoal" - "impessoal" não é oposto a "imposto". D) "inesperada herança" - "inesperada" não é oposta a "imposta". E) "merecida recompensa" - "merecida" não é oposta a "imposta". A alternativa que apresenta um termo com sentido oposto ao de "imposta" é: B) livre escolha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções, o termo que qualifica o substantivo "necessidade imposta" tem sentido oposto àquele que qualifica o substantivo em "livre escolha" (1o parágrafo). Portanto, a resposta correta é a opção B) livre escolha (1o parágrafo).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. Cancelou-se o registro (4o parágrafo). Ao se transpor o trecho acima para a voz passiva analítica, a forma verbal resultante será:
A) cancelariam.
B) fora cancelado.
C) foi cancelado.
D) cancelaram.
E) seria cancelado.

5. O superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada (2o parágrafo) Ao se transpor o trecho acima para o discurso direto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:
A) pudesse
B) possa
C) poderia
D) pude
E) posso

7. Estamos acostumados a considerar o trabalho como algo a que nos sujeitamos, mais ou menos a contragosto, para obter uma renda. (1o parágrafo) Em relação ao trecho que a precede, a oração sublinhada expressa ideia de
A) condição.
B) proporção.
C) consequência.
D) finalidade.
E) causa.

8. No texto, o autor estabelece uma oposição entre
A) trabalho e consumo.
B) trabalho e sacrifício.
C) cobiça e dinheiro.
D) consumo e liberdade.
E) sacrifício e frustração.

9. O autor dirige-se explicitamente a seu leitor no seguinte trecho:
A) condição.
B) proporção.
C) consequência.
D) finalidade.
E) causa.

O termo sublinhado em “Estamos acostumados a considerar o trabalho como algo a que nos sujeitamos, mais ou menos a contragosto, para obter uma renda” (1o parágrafo) refere-se a
A) renda.
B) contragosto.
C) nos [pronome].
D) nós [sujeito oculto de “sujeitamos”].
E) algo.

Considerando o contexto, o termo sublinhado acima pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
A) conforme
B) assim
C) portanto
D) contudo
E) pois

Mais conteúdos dessa disciplina